Barra do Garças Apresenta Maior Taxa Proporcional de Acidentes de Trânsito na Última Década Superando Rondonópolis e Varzea Grande
Um levantamento realizado pela Polícia Judiciária Civil aponta que, nos últimos dez anos, Barra do Garças registrou uma taxa proporcional de acidentes de trânsito superior à de municípios como Rondonópolis e Várzea Grande. Depois de uma redução significativa durante a pandemia, os índices de ocorrências voltaram a crescer consideravelmente na cidade.
Entre 2015 e 2024, foram contabilizados 9.285 acidentes de trânsito em Barra do Garças, resultando em danos materiais, ferimentos ou vítimas fatais. O ano de 2019 registrou o maior número de ocorrências, com 1.392 casos. Nos anos seguintes, houve uma queda progressiva, chegando a 682 em 2023. Entretanto, esse último dado representou um aumento de 1,04% em relação ao ano anterior.
Em 2024, o crescimento foi ainda mais expressivo, com 788 ocorrências registradas, um acréscimo de 15,54% em relação a 2023.
Os dados também revelam um aumento preocupante no número de vítimas fatais no local do acidente. Somente em 2024, 18 pessoas perderam a vida na hora, sem contar os casos em que o óbito ocorreu posteriormente no hospital. Um levantamento do 5º Comando Regional da Polícia Militar de Barra do Garças indica que o total de mortes no trânsito no município chegou a 23 vítimas no mesmo ano.
A taxa de ocorrência de acidentes em Barra do Garças é de 5.502 casos por 100 mil habitantes, superando os índices de Rondonópolis (4.052) e Várzea Grande (4.070). Cidades como Água Boa, Alta Floresta e Primavera do Leste também apresentaram valores inferiores, com taxas de 4.108, 4.265 e 4.089, respectivamente.
Entre no nosso WhatsApp! Entre no nosso Telegram!O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, manifestou preocupação com o impacto dos acidentes, não apenas pela perda de vidas e danos materiais, mas também pelos custos elevados para o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Cada caso de politraumatismo representa um gasto significativo que poderia ser evitado”, destacou o gestor. Um estudo realizado no estado de Rondônia estima que o custo total de atendimento a uma vítima de acidente de trânsito pode chegar a R$ 1 milhão aos cofres públicos.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Barra do Garças está investindo na segurança viária, instalando 21 novos semáforos e substituindo outros 13 em cruzamentos estratégicos da cidade. Além disso, a sinalização horizontal e vertical está sendo revitalizada para melhorar a organização do trânsito.
“Os novos semáforos contam com tecnologia inteligente, ajustando-se ao fluxo de veículos em diferentes horários do dia. Todas as mudanças são baseadas em estudos técnicos para tornar o trânsito mais seguro, proteger vidas e reduzir prejuízos”, concluiu o prefeito.