Todos os dias nos deparamos com um trânsito caótico em Barra do Garças. São notícias diárias de acidentes, alguns leves, outros graves e mais alguns, fatais. O número assusta por nossa cidade ser interiorana, o que em tese, não justificaria tantos acidentes.
Mas fala sério! Você já observou o trânsito daqui? O colega ao lado teclando no celular, seja carro ou até mesmo moto, e o pior, ele segurando o celular na mão e olhando para a tela… NO MEIO DO TRÂNSITO! Isso quando um apressadinho não fura o sinal vermelho…
Ah… já viu aqueles caroneiros de sinal vermelho? Se um caminhão ultrapassa o vermelho, o carro que está atrás, aproveita e fura o sinal também. Mas nem estou falando da quantidade de carros que param, no sinal vermelho, EM CIMA DA FAIXA DE PEDESTRES.
Familiar? Você já fez isso? Pois é, então a culpa, pode ser sua também! Sim, temos que parar de fugir das responsabilidades. Essa história que em Barra o trânsito é ruim pela falta de anel viário, só justifica quem comete erros diariamente. Não é culpa da ausência do anel viário se você não para no sinal vermelho, se não respeita a placa de PARE e acaba chocando seu carro contra o outro, só porque acha que é dono da rua…
Mas ainda nem falei da falta de noção ao virar para esquerda ou direita e não SINALIZAR ANTES que estaria fazendo essas manobras. Depois a pessoa sofre um acidente e culpa o outro ou até mesmo os caminhoneiros.
Sério! Responda-me: que culpa o caminhoneiro tem se seu carro bateu na moto porque você invadiu a preferencial da moto? Ou vice-versa. Temos que parar de vitimizar os culpados! Esse sentimento de que o cara sofreu acidente POR CULPA DELE MESMO e merece nossa piedade, para depois fazer a mesma coisa, só vai perpetuar esse trânsito aí.
O mais tenso de tudo isso é eu ter que escrever algo assim, quando todos somos adultos e sabemos nossas responsabilidades no trânsito. Afinal, para tirar a carteira, passamos pela auto escola, não foi? Se bem que muita gente, nem habilitação tem.
A culpa do trânsito é sua que ultrapassa pela direita, em lugares apertados, colocando todos em risco. Sua, que acha que sabe dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo, se distrai e bate no carro a frente. Sua que não respeita a vida ao pegar o carro e achar que é um vídeo game, onde a cada game over, podemos dar um restart…
Vamos assumir nossas responsabilidades. Não existe perfeição. Existe respeito. É hora de parar de culpar a falta de anel viário e assumir a responsabilidade pelas próprias mazelas.
PS: O anel viário é ultra, hiper, mega importante para desafogar o nosso trânsito. Fundamental, mas o que vemos no trânsito, você que está lendo aí, com certeza sabe, que é culpa de quem está nele.