A sensação é que o condutor de Barra do Garças não conhece as regras de trânsito

O seu trabalho fica a 10 minutos de sua casa. Você pega seu veículo, e em menos de dois minutos no trânsito, já é ultrapassado pela direita por uma motocicleta e um carro invade sua preferencial, te causando um susto e coração acelerado pelos próximos segundos, até se acalmar e em seguida, um novo carro te cortar e estacionar a sua frente, sem ao menos dar a seta sinalizando o que faria. Mais um susto, então você não aguenta, abaixa o vidro do carro e começa a gritar apontando o erro da pessoa. Ela, em resposta, te xinga de várias palavras impublicáveis. Você segue viagem, mas já estressado. Próximo ao seu trabalho, presencia um acidente entre dois carros. Esse é o resumo de um dia normal no trânsito de Barra do Garças.

TEM DIFICULDADE PARA FALAR EM PÚBLICO? LANÇAMOS UM E-BOOK PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS! CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Temos um índice altíssimo de acidentes, cerca de três são registrados todos os dias pela Polícia Militar e quase todos são causados exclusivamente por imprudência de um ou de todos os envolvidos no ocorrido. Não é fácil dirigir por aqui. Na teoria, tudo é perto e você não leva mais do que 15 minutos para atravessar grande parte da cidade, mas ainda assim, o índice de raiva das pessoas e erros no trânsito, deixa cada ida ao trabalho ou visita a casa de algum amigo ou familiar, sempre arriscada.

A sensação é que o condutor de Barra do Garças não conhece as regras básicas de trânsito. Não sabem que é preciso ligar a seta para virar para esquerda ou direita, que é necessário usar a mesma seta antes de estacionar, que é preciso parar próximo a placa de PARE ao invés de seguir reto, que ultrapassar pela direita é proibido… tudo isso que está escrito no Código de Trânsito Brasileiro, é ignorado diariamente pelos nossos condutores.

A culpa é da população, mas observar que existe uma preocupação maior em punir quem tem o IPVA atrasado ao invés de educar quem está tornando perigoso o nosso trânsito diário, deixa a situação mais preocupante ainda. Afinal, é preciso dar uma “bronca” nos condutores, como se fossem alunos do primário, em um primeiro momento, para ver se há algum resultado positivo. Já em um segundo momento, a multa deve ser aplicada. Mas o foco deve ser esse, de melhorar o trânsito, no lugar da punição por pagamento atrasado nos documentos dos veículos, que não traz nenhum resultado benéfico para o trânsito.

O apelo é que as pessoas façam sua parte. Respeitem a sinalização, respeitem o espaço e assim, todos nós consigamos ir da nossa casa para qualquer destino, sem estressar tanto quanto atualmente. Já presenciei brigas de trânsito assustadoras onde quem tinha cometido o erro, estava tão revoltado quanto a vítima… parece que todos estão a flor da pele, prestes a explodir em raiva e esse ódio justifica cometer todas as barbaridades nas ruas… Não é assim! Vamos fazer o certo enquanto temos tempo para isso. Não é preciso esperar sofrer um acidente, se machucar para pensar em mudar. A melhor hora para respeitar e fazer um trânsito mais seguro, é agora!

Comentários