A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças, deflagrou nesta quarta-feira (02.08) a Operação Ação e Reação, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra uma organização criminosa que praticou um crime de roubo com restrição de liberdade das vítimas em fevereiro deste ano no município. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis, onde os mandados foram cumpridos.
Todos os seis mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos com sucesso. Os suspeitos foram indiciados por participação nos crimes de roubo, cárcere privado e associação criminosa.
O crime ocorreu em uma residência no bairro Cristiano Cortês em Barra do Garças, quando os criminosos obrigaram a vítima a realizar diversas transferências via PIX, totalizando R$ 22 mil.
Durante as investigações, a Polícia identificou o rastro do dinheiro e seus beneficiários. Os suspeitos, moradores de Rondonópolis, tiveram mandados de prisão e busca e apreensão solicitados pelo delegado da Derf Barra do Garças, Nelder Martins Pereira, e deferidos pela Justiça. A operação visava coibir o recebimento de dinheiro proveniente do crime, especialmente por aqueles que apoiam a ação criminosa ou emprestam suas contas bancárias para tentar dissimular o dinheiro furtado.
Apesar da prisão dos envolvidos, alguns executores do crime ainda estão foragidos e continuam sendo procurados pela Polícia Civil, que segue empenhada em levar todos os responsáveis à justiça.