Vereadores de Barra do Garças unem-se em defesa do desenvolvimento regional durante audiência na ALMT

Na manhã desta quinta-feira (5/10), os vereadores de Barra do Garças marcaram presença em uma significativa audiência pública promovida pelo Deputado Dr. Eugenio (PSB) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O foco do debate foi a delimitação das áreas úmidas nos Vales do Araguaia e Guaporé, uma decisão que impactará 17 municípios da região do Araguaia, conforme informações da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Embora Barra do Garças não esteja entre os municípios diretamente afetados, os vereadores enfatizaram a importância de proteger a cadeia produtiva e a economia da região como um todo. A Caravana em Defesa do Araguaia, liderada pelo Deputado Dr. Eugênio, reuniu líderes políticos de diversos municípios, que pleitearam um processo cauteloso na definição das áreas úmidas, destacando os potenciais impactos no desenvolvimento e nas economias locais.

A proposta de delimitação preocupa especialmente os municípios produtores de soja e milho, como evidenciado pelos dados da Sefaz. Cocalinho, por exemplo, enfrenta a perspectiva de perder 1 milhão e 609 mil hectares. No total, a região do Araguaia está prestes a abrir mão de 4,2 milhões de hectares, sinalizando potenciais prejuízos para a produção agrícola e o desenvolvimento econômico local.

Os vereadores Jairo Marques (Republicano), Guinha (PSD), Pedro Filho (PSD), Zé Gota (PSDB) e Ronair Nunes (PSDB) destacaram que participar da Caravana em Defesa do Araguaia é uma posição firme em prol da região como um dos principais polos produtores de alimentos do estado. Para eles, é fundamental que a regulamentação das áreas úmidas seja cuidadosa e equilibrada, evitando impactos negativos no setor produtivo e garantindo a continuidade do papel vital que desempenham no abastecimento de milhares de brasileiros.

Comentários