Fontes: The New York Times / Moderna Therapeutics / Time
A biofarmacêutica americana Moderna Therapeutics, com sede em Massachussets (Estados Unidos), anunciou nesta segunda-feira (18/05) uma vacina, chamada mRNA-1273, que é capaz de estimular, no corpo, uma resposta imunológica contra o novo coronavírus.
Os testes foram realizados a partir de março deste ano em seres humanos e apresentaram resultados positivos baseados nas oito primeiras pessoas que se voluntariaram para o teste, onde cada pessoa recebeu duas doses da vacina durante os testes.
Os indivíduos que realizaram os testes são pessoas saudáveis que não haviam contraído a covid-19, e após o recebimento da vacina, células colhidas dos corpos das cobaias produziram anticorpos que impediram a replicação do vírus. A vacina conseguiu criar anticorpos que correspondiam aos chamados anticorpos neutralizantes dos pacientes que contraíram o vírus e se recuperaram completamente.
Com a aprovação da Food and Drugs Administration, órgão americano similar à Anvisa brasileira, a biofarmacêutica está acelerando seu cronograma para que consiga seguir com a segunda fase de testes onde cerca de 600 pessoas receberão as doses da vacina, onde metade dessas pessoas estarão na faixa etária de 18 à 55 anos e a outra metade estará acima dos 55 anos. Estima-se que até julho deste ano seja realizado o terceiro teste, onde contará com a participação de milhares de voluntários.
Dosagens diferentes da vacina foram distribuídas entre os participantes dos testes, ou seja, alguns indivíduos receberam doses pequenas, outros receberam doses moderadas, e outros receberam doses mais altas. A dosagem alta não surtiu o efeito esperado, enquanto a dosagem pequena se mostrou a mais eficiente, o que contribuirá para a produção em massa da vacina e sua distribuição, já que com doses menores mais vacinas poderão chegar à mais pessoas.
Ainda não se tem ideia de quando as doses ficarão prontas para serem distribuídas, mas segundo o Dr. Tal Zaks, diretor da Moderna Therapeutics, até o final deste ano ou no começo de 2021 a vacina estará disponível para distribuição global.
Neste ínterim, devido ao anúncio da vacina, as ações da Moderna Therapeutics subiram 40% nas negociações de pré-mercado nos EUA. Além da Moderna Therapeutics, outras farmacêuticas ao redor do mundo estão produzindo e realizando testes em novas vacinas contra o coronavírus. Não se tem ideia de quanto a vacina custará, mas caberá aos países que dela necessitam negociar com os governos e as farmacêuticas.
Hoje há em torno de oito vacinas criadas utilizando diferentes tecnologias em vários lugares do mundo, e que estão sendo testadas em seres humanos. Como poderão haver muitas vacinas desenvolvidas em diferentes lugares, o preço será mais competitivo e estima-se que haverão doses suficientes para atender a população mundial.
#HolofoteDigital #BarraDoGarcas #Araguaia
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/holofotedigital
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/