Um bebê de apenas 2 meses perdeu a vida em decorrência de complicações da Covid-19 em Lucas do Rio Verde, município situado a 360 km de Cuiabá. A fatalidade ocorreu em 23 de dezembro, mas somente veio à tona nesta terça-feira (30). O pequeno lutou contra o vírus desde o início de dezembro, sendo internado no Centro Médico Infantil em Cuiabá, mas suas comorbidades cardíacas, pulmonares e a síndrome de Down tornaram a batalha ainda mais desafiadora. Transferido para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, infelizmente, o bebê não resistiu.
Em um cenário mais amplo, dados do Painel da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde revelam que, no período de 23 de dezembro de 2023 a 3 de janeiro de 2024, ocorreram 9 mortes em Mato Grosso devido à Covid-19, com 50 pessoas internadas. Contudo, uma nova preocupação surge em 22 de janeiro com a identificação, pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso, da subvariante JN 2.5 da Ômicron, sendo este o primeiro registro no Brasil. Quatro pacientes testaram positivo para a cepa, resultando em hospitalizações e, lamentavelmente, uma fatalidade devido a doença pulmonar obstrutiva crônica.
Diante deste cenário, o governo estadual pede à população que evite o pânico, permaneça atenta aos sintomas gripais e adote medidas preventivas como uso de máscara em casos de gripe ou resfriado, higienização regular das mãos e a vacinação contra a Covid-19. O momento reforça a importância da conscientização e cuidados em meio a uma pandemia que continua a apresentar desafios e surpresas, exigindo uma resposta coletiva e responsável da sociedade.