Tarde Geek leva capacitação ao setor cultural de Barra do Garças

No dia 31 de agosto de 2025, o Centro Cultural Valdon Varjão, em Barra do Garças, foi palco da Tarde Geek, um projeto aprovado no edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Diferente de grandes festivais como o Anime Anormal Festival e o Giro Geek BG Festival, que reúnem mais de seis horas de programação, a proposta foi oferecer um encontro mais intimista, com foco em capacitação e valorização da Cultura Pop.

“Temos vários relatos de empreendedores que começaram nos eventos de Cultura Pop. Então a ideia da Tarde Geek é ajudar a capacitar mais pessoas para este segmento, que gira bilhões no mundo todo. Dessa vez, além de oportunizar espaço para quem quisesse vender sua arte, também oferecemos oficina de criação de cosplay e de desenho. Muitas pessoas no país todo aceitam encomendas e customizam cosplays como fonte de renda extra, assim como vendem desenhos. É a Economia girando”, explicou Yrla Braga, proponente do projeto.

As oficinas foram um dos pontos altos do evento. A de Cosplay foi ministrada por Maryelly Lopes, bicampeã do concurso cosplay do Giro Geek BG Festival, que compartilhou técnicas para criar fantasias criativas e acessíveis. Já a de desenho foi conduzida por Gabriela Oliveira, artista com experiência em diversos festivais de Cultura Pop, que trouxe dicas práticas para aprimorar a arte e transformar talento em oportunidade de negócio.

“Primeira experiência em fazer uma oficina assim. Mostrar que o nosso amor pela Cultura Pop também pode ser um negócio, uma forma de empreender, é sensacional. Consegui apresentar diferentes situações para o público e creio que além de passar meu conhecimento, aprendi muito aqui”, afirma Maryelly Lopes.

Para Gabriela Oliveira, a experiência foi fora do comum: “Muito acima do que eu esperava. Cerca de 50 pessoas participaram da minha oficina e ver todo mundo sentado, espalhados pelo auditório do Centro Cultural desenhando, foi mágico. Fiquei emocionada em oferecer meu conhecimento sobre o desenho”.

 

Além disso, o público teve acesso a uma experiência em simulador de carro, oferecida pela Auto Escola GO, e a uma área de venda com produtos voltados ao universo nerd, como action figures, chaveiros e itens colecionáveis.

Para Yrla Braga, o evento reforça o papel da Cultura Pop como espaço de pertencimento e desenvolvimento:

“Em uma tarde de domingo ver tanta gente disposta a aprender mais sobre a Cultura Pop só agrega ao que propomos. Esses eventos trazem o senso de pertencimento e acolhimento. Pessoas de todas as idades, onde o respeito prevalece, conseguem ficar juntas e compartilhar excelentes momentos. A Tarde Geek mostrou mais uma vez como tem espaço para esse segmento em Barra do Garças. A ideia é crescer cada vez mais.”

Com a combinação de aprendizado, diversão e oportunidade, a Tarde Geek fortaleceu o cenário local e mostrou o potencial da Cultura Pop como economia criativa em Barra do Garças.

Comentários