Prefeito de Aragarças prossegue com solicitações a Presidência após lançamento de projeto.

O projeto, “Juntos pelo Araguaia” tem como objetivo recuperar áreas florestais, além de conservar o rio Araguaia. O projeto é uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, Governo de Goiás e o Governo Federal.

Ele foi lançado no dia 05 de junho de 2019 no Dia Mundial do Meio Ambiente e contou com a presença dos governadores do Estado de Mato Grosso e do Estado de Goiás. O Presidente da República Jair Bolsonaro, também se fez presente no lançamento, e, na ocasião, o Prefeito da cidade de Aragarças-GO, José Elias (PDT), fez sete solicitações ao Presidente que foram entregues pessoalmente e por e-mail a comissão presidencial, sendo eles uma área do território do Exército Brasileiro, a duplicação da Av. Ministro João Alberto, a conclusão do esgotamento sanitário, o recapeamento do perímetro urbano das BR´s 070 e 158, o contorno viário, a recuperação do córrego “Róla” e a doação do “Grande Hotel de Aragarças” que atualmente é usado pela FUNAI.

No dia 06 de junho, um dia após a visita do presidente, por e-mail o Gabinete Pessoal do Presidente da República, informou que as solicitações da expansão da área urbana pelo terreno do Exército e a doação do imóvel “Grande Hotel de Aragarças” foram encaminhados ao Ministério da Defesa; Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Economia e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

 O terreno do Exército tem como finalidade a construção de casas populares e um cemitério para o município. O imóvel “Grande Hotel de Aragarças” pode passar a ser um centro cultural.

José Elias foi a Brasília, no dia 11 de junho, terça-feira, onde deve prosseguir com as solicitações.

Segundo o Coordenador de Comunicação do município, Cláudio Vieira, desde 2017 o prefeito José Elias pede o aumento da verba MAC ao Ministério da Saúde e no dia cinco não foi diferente. Atualmente o Hospital Getúlio Vargas tem um custo de aproximadamente R$ 550.000 para a cidade que recebe uma verba inferior a R$ 85.000 do Ministério da Saúde para pagar as despesas do hospital, logicamente o repasse não cobre todo o custo.

A conclusão do esgoto sanitário ainda não foi completa. O contrato com a SANEAGO teve seu vencimento dia 17 de setembro de 2018 com 20 anos de contrato onde o esgoto de Aragarças não foi concluído. O novo contrato com a SANEAGO não foi renovado, segundo o vice-presidente da câmara de vereadores de Aragarças, vereador Alcione, o projeto foi para ser votado sem o plano de saneamento básico. Este plano determina a quantidade de investimento que o município receberá.

Comentários