Você acorda, pega o celular, abre o Facebook, desce pelas mensagens e além de propagandas, você observa pessoas só vomitando ódio político em seus perfis. E o mais louco, vê gente que conhece, que tem um perfil mais comedido, sendo um revoltado que usa as palavras mais absurdas na internet para defender sua posição ideológica.
Agora é a hora de ver os grupos de whatsapp. E parece que a situação lá não muda. O tio mandando uma fake news falando mal de algum político e os grupos de notícias inundados de informações falsas para defender A ou B e assim tentar manipular todos daquele nicho.
Não tem problema. Hora de olhar no Twitter. E lá… mais uma vez, autoridades postando palavras de ódio contra quem questiona algo e pessoas só na base da raiva em qualquer assunto que, no fim, acaba em discussões pesadas, mesmo nos caracteres limitados da rede social.
Vivemos tempos estranhos. A internet deu voz para todo mundo, mas isso na prática não ficou bom. Aparentemente, despertou dentro de nós o lado mais sombrio. Onde cada discordância de opinião, a pessoa que postou sofre ataques pessoais, e não sobre a ideia errada. Onde pessoas que respeitávamos viram feras revoltadas quando discordam de algo.
O mais doentio é que ela soltou da jaula os extremistas. Muitos, até mesmo da nossa família, amigos chegados, mas que depois que começaram a inundar os perfis com tanta informação falsa e ódio propagado por causa de politicagem, nos fizeram afastar para longe de tanta negatividade.
É um momento para triagem. Infelizmente por causa de ideologia, ou seja, uma ideia do que é real, não necessariamente que seja real, fala mais alto que o amor por familiares ou amigos. O ódio fala mais alto que o respeito pelo próximo. A falta de compreensão toma conta.
Falar de política na internet é mexer com maribondos. Alguém vai se ofender e outros mais, e independente do que você posta, provavelmente vão te atacar. Até postagens onde há frases como “Respeite os outros. Argumente”, vira gatilho para o extremismo ofender quem postou.
Acreditava que a internet fosse unir as pessoas e teríamos a geração conectada mais pacífica e evolutiva de todos os tempos, mas vemos uma regressão. Vemos o ódio falando alto e até mesmo mensagens de amor sendo respondidas com ofensas.
Espero ainda que amadureçamos e ao utilizar a internet, quando não concordarmos com algo, ao invés de atacar quem publicou a ideia, que usemos argumentos e debatemos a ideia, ao invés de tentar diminuir quem escreveu. Que tenhamos empatia para com o próximo.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://www.instagram.com/holofotedigital
LEIA MAIS:
SUCESSO INESPERADO, “VIRGIN RIVER” GANHA NOVA TEMPORADA NA NETFLIX