Um breve vídeo de 15 segundos capturou a atenção dos moradores de Barra do Garças, no último domingo (25/6), ao mostrar um ponto luminoso amarelo em movimento no céu. O flagrante foi feito pelo advogado Túlio Lacerda, que se encontrava em um condomínio próximo às Águas Quentes. O enigma sobre a origem desse objeto celeste levou o site Araguaia Notícia a encaminhar o vídeo a um professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a fim de obter uma análise mais detalhada.
Diante desse acontecimento incomum, é natural surgirem especulações acerca da natureza desse objeto espacial. Em geral, tais objetos podem ser identificados como meteoros em deslocamento ou, em alguns casos, fragmentos de satélites em processo de desintegração na órbita terrestre. Ainda não se pode afirmar com certeza a verdadeira natureza desse ponto luminoso, por isso, espera-se o parecer do professor da UFMT para esclarecer o mistério.
Vale ressaltar um fato curioso sobre Barra do Garças, localizada no estado de Mato Grosso. Esta cidade é reconhecida mundialmente por ser a única a possuir um “discoporto”, uma área designada para o pouso de discos voadores. A lei que autorizou a construção do discoporto foi aprovada na Câmara Municipal em 1996, graças à iniciativa do ex-vereador Valdon Varjão. A criação dessa legislação foi motivada por inúmeras notícias sobre Objetos Voadores Não-identificados (OVNIs) avistados nas imediações da Serra Azul. Embora muitos jovens desconheçam essa curiosidade histórica, ela faz parte da identidade singular da cidade.
Confira o vídeo do ponto luminoso no céu de Barra do Garças abaixo: (com imagens de Comando Geral)