O Supremo Tribunal Federal autorizou nesta quarta-feira (27), que a Polícia Federal realizasse buscas e apreensões em determinados endereços, na apuração de produção de informações falsas e ameaças à Corte.
HEY! SABIA QUE LANÇAMOS NOSSO PRIMEIRO EBOOK? COM ELE VOCÊ VAI SABER IDENTIFICAR FAKE NEWS! É GRÁTIS! BAIXE AQUI
Blogueiros de extrema direita, como Allan dos Santos e Winston Lima, foram alguns dos alvos. Também na lista, o ex-deputado federal Roberto Jefferson e o empresário Luciano Hang, proprietário da Havan.
Quem autorizou as buscas foi o ministro Alexandre de Moraes, que também é o relator do caso. Houve ainda mandados cumpridos em São Paulo, Distrito Federal e em Mato Grosso. Um total de 29 mandados de busca e apreensão.
As investigações apontam que um grupo produz e dissemina fake news, com um padrão de mensagens e periodicidade. Até o momento, foram identificados pelo menos quatro financiadores do grupo.
Foi determinado ainda, pelo ministro Moraes, que Bia Kicis (PSL), Carla Zambelli (PSL), Daniel Silveira (PSL), Filipe Barros (PSL), Junio Amaral (PSL), Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (PSL), todos deputados federais, deverão ser ouvidos no inquérito em até 10 dias.
Allan Santos enviou nota à TV Globo onde afirma que o inquérito é inconstitucional. Já Luciano Hang afirma ter a consciência tranquila de que nunca atentou contra os ministros do STF ou contra a constituição. Roberto Jefferson publicou nas redes sociais que os mandados de busca e apreensão são “intimidatórios”.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/
LEIA MAIS:
QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE