A pandemia forçou o brasileiro a empreender mais e com isso, em 2020, o país deve chegar ao maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos. Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 25% da população adulta está envolvida em algum tipo de negócio.
TEM DIFICULDADE PARA FALAR EM PÚBLICO? LANÇAMOS UM E-BOOK PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS! CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!
Para saber mais sobre essa necessidade de empreendedorismo, conversamos com o empresário, sócio e diretor de novos negócios do Grupo São Benedito, Amir Maluf. Confira o bate-papo:
Holofote Digital (HD) – Investir em diversos segmentos invés de focar em um negocio só é um caminho interessante?
Amir Maluf (AM) – Certamente, faço isto desde sempre. Não somente na questão monetária, como também no direcionamento de energia e esforços. Isto porque podemos ser afetados tanto por questões econômicas do tipo macro, como setorizadas ou regionalizadas. No caso da agricultura ou pecuária onde pode haver alguma crise sanitária ou econômica em determinada cidade ou estado, por exemplo. Quando seu dinheiro está investido em vários segmentos, você está calçado e sente um pouco menos possíveis perdas em outros ramos de atividade. No meu caso o investimento em imóveis é meu calço, minha fortaleza, e segmento que costuma ser mais estável com poucas surpresas.
HD – Como saber se um negocio está dando certo? o primeiro passo é o fluxo financeiro?
AM – Este é um aspecto importante, pois seu negócio pode estar bem movimentado, mas não necessariamente significa que ele está indo bem. O ponto de equilíbrio e analisar o fluxo financeiro é de fundamental importância. O negócio pode ter um faturamento absurdo, mas pode estar saindo mais dinheiro do que entrando, ou estar acumulando dividas. Então o primeiro passo é ver o quanto está sobrando no final do mês. A quantidade de sócios, de funcionários e de impostos são mais fáceis de visualizar na planilha, porém produtos indo para o lixo por conta de estarem vencidos, ou mesmo, pequenos furtos também contribuem para a saída não programada dos recursos financeiros.
HD – que caminho podemos seguir para momentos de crise inovar e fazer um negócio crescer?
AM – Acho que é sempre um momento para a inovação, não podemos deixar a crise nos abater ou esperar ela passar para então começar a nos mexer. Precisamos fazer com que produto chegue à porta do cliente. Fazer com que seu produto seja conhecido pelo seu publico alvo. Oferecer facilidades para a compra de produtos ou serviços, mesmo que seu cliente ainda não esteja totalmente pronto para adquirir. Isto pode se resumir a levar o produto ou o serviço até onde seu cliente estiver – oferecendo comodidade mesmo que em outro estado – ou mesmo, nas condições comerciais, se sobressaindo assim a seus concorrentes. Nada de ficar sentando esperando os resultados caírem no colo. É importante se movimentar e fazer acontece são atitudes que no pós-crise darão um impulso ainda maior ao negócio.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/
LEIA MAIS:
ENTENDA COMO CHEGAMOS A TANTOS CASOS DE COVID-19 EM BARRA DO GARÇAS
QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE
13 REASONS WHY CHEGA A ÚLTIMA TEMPORADA, COM FINAL DIGNO