SOBRE A TECNOLOGIA
Com um olhar moderno e autêntico, havia a tecnologia própria para a época, ferramenta essa que facilitava a vida da população no passado assim como nos auxilia hoje. Assim, passou-se por grandes transformações e a difícil aceitação para muitos. Aliás, tudo que é novo sofre rejeição de um povo até ser aceito no meio social.
O avanço da tecnologia tem proporcionado resultados significativos e eficazes para o País, para o mundo e para todos nós seres humanos na geração de empregos, divulgação de notícias, conteúdos, e todos os assuntos que queiramos saber rapidamente, até por que antes haviam tecnologias existentes para aquela época, como o uso da máquina de escrever, disquetes e fita cassete e entre outros meios que era a única forma de uso.
A tecnologia é uma importante ferramenta que nos permite uma comunicação com outras pessoas (através do computador), mais agilidade no trabalho, para o uso pessoal (escrever e salvar arquivos, criar planilhas, instalar programas e entre outros). Dessa forma, hoje não conseguimos viver sem o uso da tecnologia e podemos até mesmo dizer que “ somos moradores e reféns da tecnologia” afetando vantagens e desvantagens em nossa vida pessoal e profissional.
2- A TECNOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Como vimos, a tecnologia é uma importante ferramenta que está em nosso meio a todo momento. E não é diferente no contexto escolar.
Quando falamos ou pensamos em tecnologia educacional, algumas pessoas imaginam uma escola com biblioteca com muitos livros, revistas, jornais, lousas, chamadas orais, avaliações bimestrais, tarefas, exercícios, trabalhos escolares para a aprendizagem dos alunos.
Ainda hoje, podemos perceber que muitas escolas adotam o modelo tradicional na aprendizagem dos estudantes. Mas, muitas escolas estão ou já adquiriram o modelo da tecnologia na aprendizagem como forma de exemplificar a explicação da matéria lecionada.
No contexto escolar, a tecnologia contribui de forma positiva para o crescimento e a produtividade profissional do aluno. Escolas informatizadas, com uma tecnologia de ponta, aproxima o cotidiano dos alunos ao que eles gostam como laboratório de informática com computadores novos, onde o Professor pode explorar da tecnologia formas e métodos de aprender diferente, garantindo a eficiência no aprendizado dos alunos por meio dos jogos interativos, videoaulas e entre outras formas de aprender. Já parou para pensar: uma escola e todos os seus setores como a diretoria, biblioteca, secretaria, sala de coordenação sem tecnologia (como o computador)? Como iria ser o andamento do processo de trabalho de todos os funcionários da escola? Dessa forma, não tem como imaginar o contexto escolar sem o uso da tecnologia.
3- OS CUIDADOS COM O USO DA TECNOLOGIA NA AULA
Apesar da tecnologia oferecer grandes resultados na metodologia e na aprendizagem, ainda há uma questão que se discute todas as vezes que falamos no benefício em se usar a tecnologia no contexto educacional.
Como sabemos, tudo o que temos e o que fazemos há dois lados: o lado positivo e o lado negativo e em relação ao uso da tecnologia não é diferente. É claro que ao usar a tecnologia no ensino, é preciso muita atenção por parte do professor em que este é necessário verificar durante a aula se os alunos estão usando corretamente a tecnologia para fins educacionais e não para uso de conversas em redes sociais e pornografia. Nessa ocasião, é interessante que o docente se dirija aos alunos ou aos grupos (opção do professor), verificando seu uso.
Uma reflexão pertinente para essa conversa é: será que é mais interessante e conveniente proibir o uso da tecnologia ou fazer uma experiência e conversar com os alunos qual o objetivo daquela aula em que se vai usar a tecnologia? Mas isso não significa que o professor deve, e é obrigatório usar a tecnologia em todas as suas aulas, até por que o docente tem deveres a serem cumpridos com o que foi determinado pela escola.
“A tecnologia é um importante instrumento para a aprendizagem. Devemos prestar atenção da forma como a usamos no contexto escolar. Precisamos controlar a tecnologia e não a tecnologia nos controlar”.