O mundo achou que Kim Jong-Un morreu, mas a mídia estatal da Coréia do Norte diz que não

Fonte: CNN.com / Taylor Barnes / Steve Almasy / Betsy Klein / Jake Kwon

A agência de notícias estatal norte-coreana, a “Korean Central News Agency” (KCNA), fez um anúncio nesta sexta-feira, 1º de maio, onde seria a primeira aparição em público do ditador Kim Jong-Un. Segundo relatos da agência, “O líder supremo Kim Jong-Un corta a fita inaugural marcando a conclusão da fábrica de fertilizantes fosfáticos de Sunchon”.

A KCNA ainda diz que houve uma cerimônia comemorativa na fábrica nesse mesmo dia, onde o mundo estaria comemorando o feriado dos trabalhadores. A agência também publicou uma foto onde o ditador estaria cortando a fita vermelha inaugural da fábrica próximo de sua irmã Kim Yo-Jong, que estava atrás na foto.

Muitas questões ainda estão sem respostas sobre a saúde do ditador desde que ele não compareceu à celebração do aniversário de seu avô, em 15 de abril deste ano. De acordo com a mídia estatal norte-coreana, ele havia sido visto nesta época, 4 dias antes, em um encontro com o comitê executivo dos partidos comunistas.

O jornal estatal “Rodong Sinmun” disse que Kim agradeceu aos trabalhadores que o ajudaram, naquele mesmo dia, a remodelar a cidade de Samjiyon. Após isto, o líder sumiu por mais de 3 semanas e haviam rumores de que ele se encontrava com a saúde debilitada. Não é a primeira vez que se escuta falar nos problemas de saúde de Kim Jong-Un.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou, através da mídia americana, uma mensagem para o líder: “Prefiro não comentar sobre isso ainda, Kim Jong-Un. Nós conversaremos sobre isto no momento apropriado”, disse o presidente Donald Trump enquanto deixava as premissas da Casa Branca.

O conselheiro presidencial da Coréia do Sul, Moon Chung-In, disse à CNN americana que o líder norte-coreano estava “vivo e muito bem”, apesar das especulações sobre seu estado. O conselheiro esteve em Wonsan, area costeira à oeste da Coréia do Norte, em 13 de abril, e acrescenta: “Nenhum movimento suspeito (se referindo a Kim) foi detectado até então”.

Um website especializado em assuntos norte-coreanos, publicou imagens colhidas de satélites no último sábado, que mostravam um trem que provavelmente pertenceria a Kim Jong-Un, que estava estacionado em uma estação mas havia percorrido a costa oeste do país desde o dia 21 de abril.

#HolofoteDigital #BarraDoGarcas #Araguaia
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/holofotedigital
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/

Comentários