A internet é um meio fantástico que nos fez aproximar de milhões de pessoas, do planeta todo. Basta ter uma conexão e você consegue trocar mensagens com todo mundo. Há 20 anos, esse tipo de ação era para poucos privilegiados. Hoje, muito mais pessoas tem essa opção.
HEY! SABIA QUE LANÇAMOS NOSSO PRIMEIRO EBOOK? COM ELE VOCÊ VAI SABER IDENTIFICAR FAKE NEWS! É GRÁTIS! BAIXE AQUI
Porém, essa facilidade também facilitou para que os preguiçosos fossem hospedeiros das notícias falsas. Afinal, que nunca recebeu uma mensagem claramente fake e quando questionou, recebeu o seguinte: “Não li, só estou compartilhando”.
Esse fenômeno moderno é um dos piores indícios que as pessoas estão muito mal informadas, mesmo com o poder da comunicação nas mãos. Falta capacitação para a população poder utilizar melhor a internet e fugir, na maioria das vezes, pelo menos, das informações claramente falsas.
Alguns leem o título da matéria, a manchete, e acham que este é o resumo da notícia. Mas na verdade, o título é uma chamada para a pessoa clicar e ler o conteúdo dela. Essa falta de leitura, esse desespero em não ler e tirar conclusões precipitadas é o prato cheio para as fake news proliferarem.
Até mesmo este texto, muitos não vão chegar até aqui. Irão parar no primeiro parágrafo ou passar os olhos rápido até chegar as últimas palavras. Este tipo de atitude colabora para que a informação seja passada de maneira errada.
O mais tenso é que as pessoas compartilham informações sem ler e ficam com raiva quando corrigidas. Elas querem acreditar em algo simplesmente por acreditar e aí mora o perigo: o fato não se importa com a sua opinião. Então acreditar em algo, não significa que está certo.
Novamente, o apelo é que as pessoas leiam as matérias antes de compartilhar. A única maneira de termos uma população mais crítica, séria e capacitada, no momento é incentivar a leitura. Temos uma população adulta com déficit de interpretação e preguiça de leitura, então é preciso esse trabalho.
E não é necessário o governo criar campanhas pela leitura ou aulas virtuais de interpretação de texto. Basta fazermos isso. Se cada um, que tem o mínimo de noção de escrita e interpretação, ajudar pelo menos uma pessoa, o quadro vai mudar em pouco tempo.
O apelo é esse: você que já está cansado de poderosos manipulando a comunicação para “emburrecer” a população e incentivar o compartilhamento de fake news, faça sua parte. Ajude alguém, pode ser da própria família. Incentive, fique no pé, para que ele leia o conteúdo e explique, o ajude a melhorar a interpretação.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/
LEIA MAIS:
ENTENDA COMO CHEGAMOS A TANTOS CASOS DE COVID-19 EM BARRA DO GARÇAS
QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE