O novo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Barra do Garças será construído em um terreno doado pela Prefeitura, localizado em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-158. A confirmação foi feita pelo secretário municipal de Planejamento, Cleber Fabiano Ferreira.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), a construção da nova cadeia pública terá um custo de R$ 27 milhões e capacidade para abrigar 432 reeducandos. Contudo, a Sesp não informou a data de início das obras, mencionando que a contratação da empreiteira responsável está na fase final do processo de licitação.
Atualmente, a cadeia pública de Barra do Garças, inaugurada em 1980 e situada no centro da cidade, enfrenta sérios problemas de superlotação. Projetada para 114 detentos, a unidade abriga atualmente 271, com celas destinadas a oito pessoas ocupadas por cerca de 30. “O fato de estar no centro da cidade atrapalha bastante, tanto o nosso trabalho, quanto a segurança da população pelo risco”, afirmou Maicon da Costa Oliveira, diretor da unidade.
Maicon também destacou que a localização central da cadeia compromete a segurança e dificulta a administração da unidade. A nova instalação permitirá a realização de projetos e atividades impossíveis no prédio atual, como uma horta, uma fábrica de tijolos para prefeituras e cursos profissionalizantes.
O novo CDP promete melhorar significativamente as condições de detenção e oferecer oportunidades de reintegração social para os reeducandos, contribuindo para uma gestão prisional mais eficiente e segura em Barra do Garças.