Mais uma notícia falsa tem circulado nas redes e provocado angústia e indignação em familiares de quem está com a Covid-19 em Barra do Garças. Desta vez, surgiram boatos sobre a campanha realizada para ajudar o Deusdete Junior, diagnosticado com o novo coronavírus.
Vamos explicar. Segundo a esposa dele, Waleria Pedrosa, após Deusdete contrair a doença, precisou de ventilação mecânica. Ele precisava ser encaminhado para Goiânia, mas não havia vaga no momento. Assim, a família se reuniu e o colocou em um hospital particular.
Só que o quadro dele estabilizou e dessa forma e eles conseguiram uma vaga no município. Mesmo estabilizado, o quadro do Deusdete Junior ainda se manteve grave, onde, ainda no hospital particular, foi recomendado o uso da medicação de alto custo Tocilizumabe.
Amigos da empresa JBS, onde ele trabalha, se organizaram e divulgaram um pedido de doação para ajudar nas despesas do medicamento e da conta no hospital particular. Porém, começou a circular nas redes sociais que a família estava extorquindo as pessoas ou que o município estava cobrando pelas internações ou ainda cobrando a medicação.
E a família garante que nada disso é verdade. Tanto que divulgaram uma nota para explicar o que aconteceu e acabar com os boatos maldosos que só prejudicam os familiares e o próprio Deusdete.
Confira na íntegra:
Esclarecimentos
O Deusdete estava internado na enfermaria de um hospital particular, porém precisou de UTI e não tínhamos condições de arcar com os custos de uma internação na UTI particular. Os gastos só na enfermaria já ficaram muito além das nossas condições.
Por isso ele foi transferido para a UTI do SUS.
A medicação de alto custo que ele precisou não está na Rename/Remume, ou seja, não é disponibilizada pelo SUS. Se assim fosse, várias pessoas estariam vivas, isso em todo o Brasil. É uma medicação que o paciente tem que arcar…se tiver condições. E é algo experimental, um tentativa pra salvar a vida.
Quero deixar muito claro que a UTI do SUS está dando toda a assistência e todo o suporte possível dentro das condições de uma instituição pública. Ele está sendo muito bem cuidado! A equipe é impecável! Tudo está sendo feito com excelência e dedicação. É não está sendo cobrado nada de ninguém. Toda a assistência está sendo gratuita.
Esclareço tbm que o Deusdete não está precisando de doação de sangue no momento, e nem chegou a precisar. Foram boatos.
Mas reitero aqui a importância da doação de sangue, pois existem muitas pessoas precisando.
A vaquinha que está acontecendo foi um gesto de cuidado da equipe JBS, na intenção de ajudar.
Quero avisar que faremos prestação de contas informando com o que gastamos as doações recebidas.
Deixo bem claro que as doações são de livre decisão individual de cada um. Não estamos mentindo ou extorquindo ninguém.
Quem está ajudando, está fazendo de coração.
Peço que compartilhem essa publicação, pois estamos, infelizmente, sendo vítimas de boatos maldosos e diversas fake News.
Que Deus nos abençoe e nos ajude a passar por esse momento difícil.
E ajude todas as famílias que estão sofrendo por esse vírus maldito.
Que seja misericordioso e nos livre de todo mal.
Waleria Pedrosa e família.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/
LEIA MAIS:
ENTENDA COMO CHEGAMOS A TANTOS CASOS DE COVID-19 EM BARRA DO GARÇAS
QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE
13 REASONS WHY CHEGA A ÚLTIMA TEMPORADA, COM FINAL DIGNO