Vivemos em uma cidade que é irmã de outras duas. Se juntarmos as três, teremos uma cidade ainda de pequeno porte, com menos de 100 mil pessoas circulantes. Aquelas típicas cidades do interior, onde tudo deveria ser mais tranquilo, mas na prática, não é bem assim.
Nesse período de muitas informações sobre o novo coronavírus e até antes deles, observamos aqui em Barra do Garças e nas vizinhas, uma vontade e até mesmo uma possível torcida para o caos. Pessoas que postam notícias totalmente mentirosas sobre o assunto e que acaba alarmando os outros.
Não é hora para isso. O momento é inédito para a maioria de nós. Ou você, leitor, já passou por um homem da sua vida, onde viu um “toque de recolher”, com comércio parado, campeonatos esportivos paralisados, shows cancelados e até mesmo as tradicionais novelas paralisando as gravações?
Para a maioria de nós, é um momento novo e muito tenso. Afinal, nesse momento, quem está desempregado, dificilmente vai conseguir emprego e quem está empregado, tem o receio de perder o emprego ou ver a redução do próprio salário.
Não é um momento fácil. Por isso, peço por favor, que se você está lendo este texto, compartilhe a mensagem de que não é o momento para compartilhar mensagens duvidosas. Não é o momento para enchermos as pessoas de negatividade.
Quando postamos algo falso, alarmista, podemos facilmente levar quem está fazendo a leitura, a ter uma crise de ansiedade ou até outros problemas psicossomáticos, devido a esse estresse do momento. O básico é conferir uma informação antes de espalhar.
É o mínimo que podemos fazer. Muitas pessoas vão passar suas horas em casa, procurando notícias na internet, e o meio mais rápido para a maioria são as redes sociais, daí a importância de não publicar algo duvidoso.
Só nesta semana, a nível nacional, surgiu duas notícias que enganou muita gente. A primeira sobre um suposto decreto do Presidente, que cortaria a aposentadoria de quem saísse de casa e a segunda sobre conta grátis da Netflix, mediante o clique em um link. Ambos falsos. Não existe isso.
Vamos ter a consciência, pois grande parte de quem compartilha, nem verifica ou procura saber, mas muitos que leem, são impactados e acreditam na veracidade do fato. E como disse anteriormente, pode gerar problemas na saúde dessa pessoa.
É o momento de sermos humanos e buscarmos auxiliar a passarmos por esse período com o mínimo possível de tensão, porque ela já está no ar. Não iremos ajudar ninguém compartilhando informações duvidosas. Vamos fazer a nossa parte e passar por esse momento com responsabilidade em cada ato.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://www.instagram.com/holofotedigital
LEIA MAIS:
GLOBOPLAY DISPONIBILIZA PROGRAMAÇÃO GRATUITA POR 30 DIAS