Sim, o título pode chocar quem não tem uma memória razoável ou se entregou a um universo paralelo que acha que a grande mídia está “pegando demais no pé” do atual governo e nunca fez isso nos “16 anos de PT”. Muito pelo contrário, a mídia pegava sim, “no pé”, do governo petista.
HEY! SABIA QUE LANÇAMOS NOSSO PRIMEIRO EBOOK? COM ELE VOCÊ VAI SABER IDENTIFICAR FAKE NEWS! É GRÁTIS! BAIXE AQUI
É muito mais fácil entrarmos na onda e falarmos mal da mídia, que tanto “ataca” o atual governo, mas os fatos são outros. Aliás, fatos, os inquéritos das fake news, mostram que não é o forte desses últimos tempos, em quem deveria influenciar sem mentiras.
Todavia, o papel da grande mídia é realmente cobrar. Alguns podem achar que estão exagerando, o que não entra neste mérito, mas negar que houve essa mesma cobrança nos “16 anos de PT”, é faltar com a verdade na cara dura. Pois o acesso a informação é bem facilitado.
Basta uma rápida pesquisa para verificar as capas das principais revistas na época quando o PT governava o país. Eram quase toda “agressivas” contra o governo vigente. E até mesmo os jornais impressos e emissoras de TV, como a Globo, sempre “pegaram no pé” do governo petista.
Talvez, pela velocidade hoje da informação, pelo whatsapp e outras redes sociais, que estavam engatinhando ou ainda nem existiam na época do governo petista, além do fato de que naquele tempo, menos pessoas tinham acesso à internet, a sensação era outra.
Mas é só uma sensação mesmo. A mídia fez o papel dela, e cobrou muito o governo petista. Inclusive, tem um artigo do portal Observatório da Imprensa, onde o autor fica revoltado com o papel da mídia em relação a Lula e o governo petista. Datada de 2015, ela acusava os grandes portais até mesmo de perseguição ao governo. Alguma semelhança com os dias atuais? Clique e veja você mesmo.
Afinal, na época da operação Lava-Jato, milhões de brasileiros que não gostavam do governo do PT, se deliciavam com as manchetes do Jornal Nacional. Inclusive por lá, acompanhou o famoso diálogo de Dilma com o Lula… aquele que foi vazado. Mas hoje, esses mesmos reclamam da cobertura da emissora…
Sei que é muito fácil escolher “um time”, ou seja, um político e adotar como de estimação e negar tudo que seja contrário, criar um inimigo e atacá-lo. Mas isso não passa de infantilidade. Assim como quem responder este artigo com ofensas, pois não massageia o ego, o que só mostra infantilidade e falta de argumentos para dialogar.
A mídia faz isso. Cobra. É o seu papel. Cobra muito. Porque se não fosse ela, não saberíamos nunca sobre esquemas de corrupção e muitas informações que no final levaram a investigações e punições, ficariam debaixo do tapete. Infelizmente o blogueiro de whatsapp não investiga, na maioria das vezes, ele apenas opina ou joga algo no ar.
Precisamos ser mais justos e menos “clubistas”. Não é fácil trabalhar na imprensa neste período, principalmente pelo próprio povo, que só ataca o jornalista. Esquece que sem a imprensa, o país estaria ainda muito pior do que está.
Deixo abaixo algumas capas de revistas do período em que o governo era o PT. São apenas algumas provas de que a imprensa, a “grande mídia”, pegava sim, no pé do governo e não poupava as críticas. Para mais, basta pesquisar um pouco no Google e verificar que realmente, não teve essa puxação de saco que muitos queriam que agora estivesse acontecendo.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/
LEIA MAIS:
QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE