Na tarde desta terça-feira (18/10), um veículo Volkswagen Gol, da cor branca, foi levado por criminosos através de um estelionato praticado na cidade de Nova Xavantina (MT).
Segundo a vítima, ela procurou uma das delegacias da cidade, onde informou que havia feito um negócio com uma determinada pessoa no mês passado (setembro/2022), o qual trocara seu veículo Gol por um suposto veículo Chevrolet Prisma, este mesmo estaria ainda no nome de uma terceira pessoa. A vítima contou também que o suspeito prometeu dar junto, uma motocicleta para que a troca chegasse ao valor do gol, porém não tal motocicleta nunca foi entregue.
Logo após a entrega do veículo Prisma para a vítima, o suspeito voltou a procurá-la, dizendo que o veículo estava com multas e outras pendências, sugerindo que fosse devolvido o Prisma e no seu lugar aceitasse um Fiat Punto. A vítima aceita a troca e entrega o Prisma, porém, o Punto prometido nunca foi entregue.
A vítima registrou um boletim de ocorrência pedindo providências por ter sido lesada por um estelionatário, e então o Delegado da Polícia Civil de Nova Xavantina, dr. Raphael Diniz Garcia, colocou no sistema Roubo/Furto o veículo Gol, o que facilitou a busca pelo veículo, até que ele ser localizado e devolvido ao seu proprietário Legal.
Como evitar golpes de estelionato
Uma das recomendações feitas pela Polícia Civil, é a de negociar diretamente com o proprietário do bem, e sempre ficar atento para bens/objetos que estejam sendo negociados com o valor abaixo do mercado. Outra ferramenta que está sendo muito utilizada pelos criminosos é o Pix, uma vez que, efetuada a transação, é muito difícil conseguir recuperar o dinheiro transferido. Recomenda-se que cada transação seja analisada com todo cuidado aos detalhes e que também se evite transferências de alto valor.