Eles estão na linha de frente. Muitas vezes utilizam quase todo o tempo para salvar vidas. Passam muito mais tempo no hospital do que com as próprias famílias, mas alguns sem consciência ainda insistem em criar informações falsas sobre eles. Os médicos de Barra do Garças estão sofrendo com as fake news.
HEY! SABIA QUE LANÇAMOS NOSSO PRIMEIRO EBOOK? COM ELE VOCÊ VAI SABER IDENTIFICAR FAKE NEWS! É GRÁTIS! BAIXE AQUI
Estamos em plena época de pandemia, onde a situação já não é confortável, mas, ainda assim, alguns insistem em querer aumentar o pânico e criar informações inverídicas para satisfação pessoal ou politicagem. Assim, criam as famosas fake news.
As mais comuns é que os médicos de Barra do Garças, seguiram atuando e contaminando outras pessoas mesmo após estarem com sintomas de Covid-19. O que é absolutamente falso e já foi desmentido pelos próprios médicos envolvidos.
Vale lembrar que agora em Mato Grosso, é crime compartilhar fake news, com multa de até 30 mil reais, após projeto de lei ser aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Mauro Mendes. Ou seja, vale mesmo à pena criar uma informação falsa para pagar multa depois?
Para esclarecer, o doutor Pedro Sarduy, cubano, está internado e testou positivo para o novo coronavírus. O doutor Wilson Vilela, diretor da UPA também está internado, mas não há informação sobre o resultado do exame. Outros profissionais da Saúde também estão com suspeitas, mas não foram divulgados nomes. Porém, todos eles tomaram todo o cuidado e foram responsáveis sobre a situação.
Já nesta sexta-feira (15), recebemos a informação sobre a internação do médico Rodrigo Gusmão, que atua no Hospital MedBarra. Ele percebeu que estava com sintomas e se internou, mas ainda não tem resultado sobre o exame realizado. Mas, bastou a suspeita, para surgirem informações falsas.
A fim de explicar a situação, a esposa dele, a Tenente Coronel da Polícia Militar de Barra do Garças, Andreia, emitiu uma nota sobre a situação. Confira:
“Boa tarde,
Sou a Tenente Coronel Andreia casada com Dr Rodrigo Gusmão.
Devido a inúmeras pessoas estarem me ligando querendo notícias, algumas inclusive alarmadas, com informações distorcidas, resolvi escrever essa nota.
O Dr. Rodrigo Gusmão está internado no Hospital Medbarra pois apresentou algumas lesões no pulmão, por ele estar trabalhando na linha de frente já vinha monitorando a saúde e ao primeiro sintoma procurou auxílio médico.
Colheu exames para COVID-19 porem resultado ainda não ficou pronto. Ele está em internação clínica, está estável e confiamos em Deus primeiramente e nos profissionais que estão cuidando dele que brevemente ele estará recuperado e pronto pra voltar ao trabalho e ajudar nossa cidade neste momento tão difícil.
Tanto eu como Rodrigo já estávamos praticando distanciamento social por saber que o trabalho dele era de exposição. Contudo estou também monitorando minha saúde e de meus familiares por prudência.
A todos pedimos que evitem passar informações de fonte não segura, estou a disposição para qualquer questionamento. E a população, clamo que tenham cautela e cuidados redobrados, vamos sair dessa tenhamos fé”.
O momento é de união, não de criação de informações falsas para alimentar egos e criar pânico. Vamos ter responsabilidade com nossas ações nas redes sociais e na dúvida, melhor não compartilhar do que postar algo inverídico. Seguimos e torcemos para a pronta recuperação dos profissionais!
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/
LEIA MAIS:
QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE