Na noite desta quarta-feira (04), o Centro Cultural Valdon Varjão foi palco do lançamento do documentário “A Cultura de Barra do Garças: Entre Tradições e Transformações”, um projeto realizado pelo analista de sistemas e profissional da comunicação Lucas Rafael Barboza, aprovado no edital Barra Curtas, da Lei Paulo Gustavo.
Durante o evento, Lucas Rafael destacou que o documentário é apenas uma introdução à riqueza cultural do município: “Não teria tempo suficiente se eu fosse pegar todos que fazem parte da nossa Cultura. Decidi pegar alguns exemplos, entre os mais antigos e os mais novos, para mostrar um pouco da transformação da nossa Cultura. Somos muito ricos culturalmente, e isso fortalece demais a nossa identidade.”
A jornalista e comediante Yrla Braga, que também participou da obra, enfatizou a importância de valorizar tanto a cultura contemporânea quanto as bases construídas pelos artistas de gerações anteriores: “Se não fossem os artistas lá atrás, de 40, 50 anos, não teria o meu trabalho hoje. Não estaria fazendo arte. Eles fizeram muito e precisam ser valorizados. Assim como a nossa geração também tem muito a contribuir e tem lutado por seu espaço. Há oportunidades para todos, de diferentes segmentos.”
O documentário, que explora eventos marcantes como a Festa de Santo Antônio, a Festa do Caju, festivais de música e até os mais recentes eventos voltados à Cultura Pop, emocionou o público presente e reforçou o papel da arte na construção da identidade de Barra do Garças.
Para quem não pôde assistir presencialmente, o documentário estará disponível a partir do dia 20, nas plataformas digitais do Holofote Digital: Facebook e YouTube.