Durante a madrugada desta quarta-feira (17/08) entre às 00:00h e as 02:00h, um incêndio de grandes proporções na vegetação nativa mobilizou significativamente o efetivo do Corpo de Bombeiros da cidade de Barra do Garças (MT). O incêndio se iniciou nas proximidades da baixada do bairro Ouro Fino e se alastrou até proximidades do Nova Barra, atingindo também outros bairros como Tamburi e Jardim Toledo.
Labaredas de até 10 metros de altura chegaram a ser vistas por populares, alimentadas pela forte ventania, assustando-os. Dois caminhões pipas e cerca de 10 mil litros de água foram usadas pelo Corpo de Bombeiros para conter tais chamas e evitar que elas não atingissem as residências próximas.
Após muito trabalho árduo, o Corpo de Bombeiros finalmente conseguiu conter as chamas. De acordo com informações, o incêndio foi tão intenso que chegou bem próximo à uma casa, onde atingiu plantas do quintal de um morador. Felizmente nenhum morador se feriu com o incêndio, embora a qualidade do ar tenha se tornado ruim temporariamente devido à fumaça e o calor emanados pelas chamas, algo que pode prejudicar bastante os idosos e crianças que ali vivem.
Não é tão raro a ocorrência de incêndios com a vegetação nativa, visto que o calor combinado à objetos jogados pelo mato podem iniciar um fogo no local e tomar grandes proporções. Infelizmente há também casos de queimadas causadas propositalmente, cuja prática é crime ambiental, como ocorreu no passado no município Aragarças (GO), próximo à Barra do Garças.
Por Holofote Digital com informações do portal Araguaia Notícia.