Homem é preso em flagrante por incêndio em área próxima ao Parque Serra Azul, em Barra do Garças
Um homem foi preso em flagrante, na tarde desta quarta-feira (1º), após ser flagrado ateando fogo em áreas de vegetação no entorno do Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças (511 km de Cuiabá). Os focos de incêndio foram controlados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).
Ação rápida dos bombeiros
De acordo com o tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o sistema de monitoramento do parque detectou fumaça e acionou os bombeiros pelo número 193.
Equipes especializadas em combate a incêndios florestais foram deslocadas e atuaram em dois pontos: um próximo ao Córrego Lajedo, em área de preservação com acesso ao parque, e outro em um lote baldio em região urbana. Graças à resposta rápida, as chamas foram contidas antes de atingirem a unidade de conservação e áreas residenciais vizinhas.
“O primeiro foco foi combatido na região do córrego. Em seguida, os militares se deslocaram para apagar o fogo em um terreno baldio. Como havia indícios de incêndio criminoso, acionamos a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para dar sequência às investigações”, explicou Marcondes.
Prisão e responsabilização
Imagens de câmeras de segurança ajudaram na identificação do suspeito, que foi preso em flagrante pela Polícia Militar e conduzido à Delegacia da Polícia Civil. Ele responderá por crime ambiental, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/1998, que estabelece penalidades que podem incluir multa e reclusão.
Entre no nosso WhatsApp! Entre no nosso Telegram!Além da esfera criminal, o homem também poderá ser autuado administrativamente com base no Decreto Federal nº 6.514/2008, que regulamenta sanções ambientais.
Reincidência no entorno do parque
Não é a primeira vez que o Parque Serra Azul sofre com incêndios causados por ação humana. Na semana anterior, um laudo pericial do CBMMT confirmou que um fogo que atingiu parte da unidade foi provocado pelo uso indevido de uma fogueira em área particular próxima ao parque.
“O Corpo de Bombeiros reforça que esse tipo de conduta coloca em risco a vida de pessoas, animais e o patrimônio ambiental. Nossa postura é de tolerância zero contra crimes ambientais, e contamos com o apoio da população para denunciar e prevenir novas ocorrências. Proteger o Parque Serra Azul é responsabilidade de todos”, destacou o comandante.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT também relembra que o uso de fogo para limpeza e manejo em Mato Grosso está proibido em períodos específicos:
- Pantanal: de 1º de junho a 31 de dezembro;
- Amazônia e Cerrado: de 1º de julho a 30 de novembro;
- Áreas urbanas: proibido durante todo o ano.