Até onde vai o assédio? Um perfil criado no Twitter, chamado Exposed, tem buscado expor, por meio de relatos de garotas de Barra do Garças e região, situações de abuso sofridas por elas. Com mais de 1.211 seguidores, os relatos são divulgados na íntegra.
HEY! SABIA QUE LANÇAMOS NOSSO PRIMEIRO EBOOK? COM ELE VOCÊ VAI SABER IDENTIFICAR FAKE NEWS! É GRÁTIS! BAIXE AQUI
Conversamos com a pessoa que idealizou esse perfil e por uma questão de segurança, ela preferiu não responder de qual cidade ela é. Porém, afirmou, que a ideia surgiu após o relato de uma menina que a emocionou, pois ela já havia passado pro um tipo de abuso e não teve a coragem de expor.
Assim, um amigo deu a ideia de criar a página e após essa criação, ela teve uma forte repercussão. Em menos de um dia, os relatos já começaram a ser divulgados. Até o momento, só de Barra do Garças, são quatro e vários outros de Canarana. O comum, é que um mesmo rapaz foi exposto em vários destes relatos.
Com uma só pessoa na equipe, a responsável pelo perfil explica que “ao expor esses tipos de abusos, sofridos pelas meninas, eu estou ajudando outras pessoas criarem coragem de contar o que já passou, ajudando as meninas a tirarem um pouco esse peso nas costas, e abrir os olhos da sociedade perante o cara”.
E os resultados são que, algumas meninas já estão denunciando os rapazes que foram os algozes de abusos, e alguns rapazes já até procuraram advogados para se defenderem dos relatos.
Segundo a pessoa que criou o perfil, até o momento, nenhuma história se mostrou mentirosa. Inclusive, alguns rapazes entraram em contato para se desculparem sobre os ocorridos e que não imaginavam que tinham feito tal coisa de tal maneira.
O trabalho não é fácil. A administradora do perfil já foi ameaçada, por uma mulher, que de acordo com ela, deveria ter alguma relação com um dos expostos. Na ocasião, essa mulher pediu para apagar a postagem e tudo o mais. Ela o fez, porém, a mulher ainda assim quer processar e afirmou não apoiar a causa.
A responsável pelo perfil busca ajudar outras mulheres, tanto que na imagem de capa, há a frase: “Mulher não se cale”. Ela explica como busca auxiliar as garotas: “Quando elas me relatam algo, eu envio o número de advogados que podem auxiliar, postei também número de mulheres do Conselho Tutelar, Disk Denúncia, onde elas podem fazer tudo sem medo, inclusive anonimamente”.
Com mais de mil seguidores, o engajamento é grande. E com isso, muitas pessoas buscam ajudar a manter a página, inclusive advogados, que acreditam na causa e na importância da exposição para a conscientização das pessoas. Não é uma situação fácil, mas é importante saber que há pessoas que podem ajudar.
Além do importante auxílio que as garotas podem encontrar no Exposed, caso elas queiram diretamente, podem ir na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, que em Barra do Garças fica localizada no centro da cidade, na Rua Carajás, n. 1156. Ou pelo número (66) 3401-1388.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/
LEIA MAIS:
ENTENDA COMO CHEGAMOS A TANTOS CASOS DE COVID-19 EM BARRA DO GARÇAS
QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE
13 REASONS WHY CHEGA A ÚLTIMA TEMPORADA, COM FINAL DIGNO