Um foragido da Justiça de Mato Grosso, acusado de um homicídio ocorrido há 19 anos, foi finalmente capturado nesta sexta-feira (28.07), no interior do Pará, em uma operação conjunta das Polícias Civis de Mato Grosso e do estado vizinho.
F.D.A., de 49 anos, estava escondido na zona rural do município de Ourilândia do Norte e tinha contra si um mandado de prisão preventiva emitido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Vila Rica, em razão do crime cometido na cidade de Santa Terezinha, região nordeste de Mato Grosso.
O crime pelo qual ele foi identificado como autor aconteceu em 07 de abril de 2004 e vitimou Advaldo Coelho da Silva, de apenas 24 anos. Testemunhas relatam que a tragédia aconteceu após um desentendimento entre a vítima, o acusado e outras pessoas em um bar. Mesmo após o conflito aparentemente se acalmar, F.D.A. seguiu Advaldo e um irmão até um local afastado e disparou três tiros, que atingiram fatalmente a vítima. Logo após o crime, o acusado fugiu do município e permaneceu foragido durante todo esse tempo.
A prisão do foragido foi possível graças ao meticuloso trabalho investigativo da equipe do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Vila Rica, com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial do Pará, Superintendência Regional do Alto Xingu e Delegacia de Polícia Civil de Ourilândia do Norte.
Essa operação faz parte da chamada “Operação Ámon”, cujo nome provém do grego e significa “oculto ou escondido”. O objetivo principal é localizar e cumprir mandados de prisão de foragidos da Justiça, promovendo a responsabilização por crimes ocorridos há muitos anos, trazendo um senso de justiça para as vítimas e seus familiares, que há tanto tempo aguardavam por esse desfecho.