A hora de fazer as malas pode ser cruel, principalmente se você não consegue se desapegar das tralhas.
Depois de erros e acertos, aprendi a fazer as malas. A quantidade de roupas e itens que você leva depende do tempo, do clima local e também da quantidade de malas que você pode levar.
Dica de ouro: Leve roupas de fácil manutenção! Roupas de fácil manutenção são as peças que não soltam tinta e não amassam muito.
Em um dos meus intercâmbios, cometi a imensa falha de de levar roupas que soltavam tinta na hora de lavar.
Resumo: Sofri lavando peças separadamente e perdi espaço na mala…
No exterior, normalmente, você precisa pagar pra lavar e secar as roupas. E, como o próprio nome já diz, a secadora SECA a roupa, ela não PASSA. Então, se a roupa for difícil de passar a secadora não vai fazer milagre.
Existem ferros de passar roupa versão mini. Então se você for muito apegado as roupas bem passadinhas, pode levar e ter trabalho extra.
Antes de colocar a roupa na mala, faço uma combinação das peças entre si. Escolho uma blusa que fica boa com um short ou uma calça e peças coringa com as quais irei me sentir segura e confortável em qualquer situação.
Não uso muito salto alto e, como ando muito nas minhas viagens, sempre uso tênis, sapatilha ou coturno. Por desencargo de consciência, quando dá levo um salto alto.
Outro detalhe super importante é no quesito higiene pessoal! Sempre levo pasta de dente, absorvente, sabonete, creme, shampoo e condicionador. Tenho psoríase e minha pele é extremamente ressecada em algumas áreas, por isso uso algumas marcas de creme específicas e durante uma viagem não gosto de perder tempo procurando isso.
Além disso, não se esqueça de levar remédios básicos, como medicação para dor de cabeça e indigestão. Os medicamentos mudam de país para país, a dipirona, por exemplo, tão comum e vendida a rodo no Brasil, é proibida nos Estados Unidos! É como diz a minha mãe… Gente prevenida vale por dois!
Lembre-se que gastos com itens de higiene pessoal só parecem pequenos, mas no final podem fazer um rombo no seu orçamento. Sempre levar um guarda-chuva pode parecer até piada, mas isso é um item absurdamente caro nos Estados Unidos e na Europa. Já vi guarda-chuva de 15 euros e de 25 dólares e eles eram iguais aos de 10 reais no Brasil.
Sobre as malas, escolha as de estrutura mais leve como pano e evite as de plástico seco. As de plástico seco tendem a sofrer mais danos ao longo do tempo. Marque sua mala com fitas coloridas para facilitar a identificação depois.