Equipe de fiscalização da Sema-MT e PM embargam propriedade por desmatamento ilegal no Mato Grosso

Na última sexta-feira (28.07), a equipe da Unidade Desconcentrada de Confresa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em conjunto com o 10º Comando Regional da Polícia Militar realizaram uma ação de fiscalização que resultou no embargo de uma área de 970 hectares de uma propriedade rural situada no município de Cocalinho. O proprietário da propriedade foi multado em R$ 970 mil.

A ação foi desencadeada após o recebimento de um Alerta de Desmatamento emitido pela Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento da Sema. Esse sistema utiliza a Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que se baseia em imagens de Satélite Planet para combater o desmatamento ilegal. O programa REM, responsável pela contratação da ferramenta, atua de forma preventiva, agilizando a resposta às ocorrências, possibilitando a responsabilização dos infratores e permitindo o embargo imediato de áreas, graças ao monitoramento diário e aos alertas semanais de desmatamento.

A fiscalização da Sema possui diversos instrumentos para combater os crimes ambientais em Mato Grosso. Além do uso de monitoramento em tempo real por satélite em todo o território estadual, as equipes realizam inspeções in loco nos locais identificados como alvo de desmatamento ilegal. Quando confirmadas as infrações, as áreas são embargadas, e os maquinários utilizados para o crime são apreendidos e removidos, garantindo a responsabilização dos infratores.

Vale destacar que a atuação da fiscalização não se restringe à Unidade Desconcentrada de Confresa, pois a Sema possui outras nove regionais distribuídas pelos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Guarantã do Norte, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop e, é claro, Confresa. Essas regionais atuam de forma conjunta, cobrindo amplamente o território do estado para coibir práticas criminosas contra o meio ambiente.

Comentários