Entrar em uma bolha com opiniões semelhantes é o mais fácil e o mais perigoso

É muito fácil você fugir e entrar em uma bolha só com pessoas que pensam parecido com você. Afinal, ninguém gosta de ser contrariado e ter pessoas que pensam igual, é a melhor forma de evitar brigas e discussões pela internet e também na vida real. Talvez seja por isso que muitos brasileiros se fecharam em grupos.

HEY! SABIA QUE LANÇAMOS NOSSO PRIMEIRO EBOOK? COM ELE VOCÊ VAI SABER IDENTIFICAR FAKE NEWS! É GRÁTIS! BAIXE AQUI

Porém, esse mesmo tipo de atitude pode ser muito perigoso para o crescimento pessoal de cada um. Entrar em grupos onde a maioria concorda com tudo e só tem acesso a “um lado da história”, é um perigo gigantesco para a manipulação dessa pessoa, afinal, se ela não conhece o contraditório, vai sempre ser uma massa fácil de ser manipulada.

Confesso que é cômodo entrar em um local só com mentes semelhantes, que inflam e corroboram minha opinião e não fazem eu questionar nada, pelo contrário, só reforçam os meus pensamentos. Mas também é um caminho perigoso, pois desta forma, terei sempre os olhos vendados e não conhecerei outros lados da situação.

Eu flertei em deixar de seguir opiniões contrárias e ficar no comodismo de quem só ouve um lado da situação. Foram bons momentos, com menos estresse. Afinal, o meu lado sempre estava certo e o outro sempre errado. Mas me aproximar dessa bolha, me fez perceber uma cegueira seletiva de um único lado. Onde o “outro”, ou seja, qualquer um que não pense parecido, é visto como inimigo e não como ser humano. E isso me ligou o alerta.

Quando observei que a opinião dessa bolha era simplesmente “nós somos os bons e eles são os maus, devem ser combatidos”, percebi o perigo que é se fechar em grupos radicais. E eles estão aos montes, sejam em grupos do whatsapp ou de outra rede social. São pessoas que pensam muito parecido e quem pensa diferente é visto como o errado, sempre. Sem direito de entender o outro lado.

Isso só reforça a importância de mostrar o perigo da polarização. Ela simplesmente te fecha em um grupo, onde você só consome notícias que sejam a favor do que você pensa, e não importa se é verdadeira ou não, o que conta é que seja favorável as suas ideias. Por isso, desse tipo de grupo, eu posso afirmar: fuja! Não queira apenas o que é agradável para seus ouvidos. Questione, questione sempre se está certo e o porquê.

Não feche sua mente, pelo contrário, busque fontes diversas, tire suas conclusões. Saia da onda de teorias da conspiração que parecem ser legais e roteiros de filmes, mas em poucos minutos de pesquisa, mostra só ser um produto da mente de outra pessoa para te manipular e te prender a atenção a algo que não levará nada.

Quem pensa diferente de você, não é seu inimigo e não vivemos em uma seita louca onde você deve tentar converter as opiniões contrárias em favoráveis. É fundamental para a democracia ter ideias diferentes, várias visões de mundo. É um caminho para evitar uma ditadura e até mesmo para te fazer lembrar que não existe perfeição. No seu pensamento há erros e acertos. por isso, deve sempre saber o que diz os outros lados, as outras visões, entender e, quem sabe, você que não mude de opinião?

Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/

LEIA MAIS:

ENTENDA COMO CHEGAMOS A TANTOS CASOS DE COVID-19 EM BARRA DO GARÇAS

QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE

13 REASONS WHY CHEGA A ÚLTIMA TEMPORADA, COM FINAL DIGNO

Comentários