A Prefeitura de Barra do Garças prezando pela clareza e transparência das informações entre a gestão pública e a população, vem esclarecer os fatos a respeito das últimas declarações dos diretores da Associação Atlética Araguaia.
Tanto nas redes sociais, quanto através da imprensa, os diretores do clube, tentam manipular a opinião pública com inverdades a respeito da reforma do estádio Zeca Costa.
Os assuntos referentes à reforma e reativação do estádio sempre foram discutidos de forma clara com os diretores do clube, em reuniões com o próprio prefeito, o procurador jurídico e o engenheiro responsável pelo projeto de reforma do local. Portanto, é necessário que alguns pontos sejam esclarecidos para que a população tenha total ciência dos entraves que envolvem a reforma e reativação do estádio.
O projeto
O primeiro ponto que devemos esclarecer é que o município não perdeu o recurso da emenda de R$ 1.6 milhão do senador Jayme Campos para reforma do estádio Zeca Costa, qualquer informação contrária a isso é mentira.
O projeto de reforma do estádio está em análise na Caixa Econômica Federal e assim que for aprovado será aberto a licitação para contratação da empresa que será responsável pela obra.
De fato, como foi tratado até mesmo em reunião com os diretores do Araguaia há cerca de 30 dias, o estádio não estará pronto em tempo hábil para competir no campeonato mato-grossense, devido a uma série de entraves que atrasaram a finalização do projeto.
Os entraves
Em 2017, o Ministério Público Estadual entrou com uma ação civil pública solicitando a interdição do estádio, devido a diversas irregularidades estruturais encontradas no local. Devido ao abandono que se sucedeu após a interdição, parte do muro do estádio foi levado pelas chuvas em 2020.
Inaugurado desde a década 70, o Zeca Costa não era escriturado para o município, o que impedia a aprovação de projetos e arrecadação de recursos para a reforma. Somente neste ano, a Secretaria Municipal de Planejamento garantiu a regularização do terreno e a escrituração do imóvel, e agora de fato o estádio pertence ao município.
Estes foram os principais fatores que dificultaram a realização da reforma do estádio e a finalização do projeto, que agora já está em análise pela Caixa Econômica Federal.
O Araguaia
A prefeitura, representada pelo prefeito Dr. Adilson, sempre se colocou à disposição e buscou atender às solicitações dos diretores do Araguaia, os senhores, Paulo Júnior e Júlio Areco, acreditando nas intenções de fomentar o esporte local e reavivar os tempos de glória do antigo “galinho da serra”.
Entretanto, cabe destacar que a Associação Atlética Araguaia, é um clube esportivo de iniciativa privada, formado majoritariamente por representantes que não são de Barra do Garças, e que não possui uma categoria de base formada no município e nem sequer investe em projetos de iniciação esportiva para crianças e adolescentes do município.
Neste período, diversas conversas e reuniões foram feitas buscando soluções que pudessem auxiliar o time, entretanto nem todas as propostas discutidas eram de comum acordo.
A diretoria apresentou a proposta de levantar recursos no valor de R$ 600 mil, para auxiliar o clube durante campeonatos esportivos, através do poder público e com ajuda de comerciantes e empresários locais. Porém o repasse de dinheiro público para fins privados seria considerado um ato de improbidade administrativa e portanto foi rejeitado pelo prefeito, bem como arrecadação de fundos através dos empresários locais.
Houve nesse caso uma preocupação por parte do gestor de que a diretoria do clube, formada por empresários de outra cidade, estivessem buscando em Barra do Garças, uma oportunidade de obter lucro e vantagens através da máquina pública.
Esporte em Barra do Garças
Além do projeto de reforma do estádio Zeca Costa, a Prefeitura de Barra do Garças está realizando diversos investimentos para o fomento do esporte no Município.
O campo de futebol Geraldão, no bairro Vila Maria, já recebeu diversos investimentos para melhorias, como a reforma dos vestiários e instalação de refletores de led. Atualmente, o mini estádio está em fase de ampliação com a construção de duas quadras de areia e outras melhorias para beneficiar os moradores do bairro e os atletas que fazem uso do local.
Além disso, por meio da Secretaria de Esportes e da Secretaria de Educação, diversos projetos de iniciação esportiva são realizados nas escolas, ginásios, Vila Olímpica e no Geraldão. As atividades são voltadas para crianças e adolescentes, oferecendo a oportunidade de aprender diversas modalidades, como vôlei, basquete, tênis, atletismo, handebol, futebol society e futsal.
Essas ações são realizadas para fomentar o esporte em Barra do Garças e oportunizar que crianças e jovens da nossa cidade possam se desenvolver e encontrar no esporte uma profissão e projeto de vida.