Este texto é uma observação pessoal. Trabalhei por mais de cinco anos na Centro América FM, e todos os anos eu cobria a subida dos fiéis pela escadaria até a Serra. Muitos pagando promessa, com fé e crença nos atos. Ouvia depoimentos emocionantes e conhecia histórias que tocavam o coração de quem fosse humano.
Nunca imaginei que viveríamos um momento onde o ato de subir uma escadaria fosse considerado perigoso, pois, afinal, estamos em um período de pandemia global e precisamos evitar aglomerações de todas as maneiras. Afinal, zelamos pela vida e não tem o que questionar nesse ponto.
Mas não deixa de ser diferente. É diferente observar que milhares de pessoas, que enchiam aquelas escadarias e muitas delas que paravam para conversar com a imprensa e declamar a própria fé nessa ação, nesta sexta-feira não serão ouvidas. Em um dos feriados mais importantes para quem é cristão, desta vez não poderão fazer a tradicional subida na Serra.
Independente da religião de cada um, era inegável que esse feriado atraía muita gente para a cidade e o local ficava lotado. Mesmo antes da reforma, já era perceptível como chamava a atenção. A ponto de sites de todo o estado sempre dedicarem um espaço para Barra do Garças neste dia. De igual modo emissoras de TV também faziam.
Era emocionante ouvir os relatos, sentir o clima otimista das pessoas, mesmo as que subiam pelo movimento, sem pagar promessa alguma. A união, e até mesmo os mais velhos, subindo lentamente, mas ultrapassando os mais de mil degraus até chegar ao objetivo final.
Agora, são outros tempos. Além da subida da Serra que não acontecerá, também não acontecerão outros eventos tradicionais da época, como as Procissões. Fica a lembrança. Não sabemos como será o futuro, esperamos que a pandemia acabe e que os humanos comecem a agir como humanos. Que estes meses de isolamento e crise, sejam lembrados no futuro como amadurecimento para uma sociedade com mais amor entre as pessoas.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/
LEIA MAIS:
QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE