Desespero para “matar” Gugu, faz jornalistas e celebridades errarem

A quinta-feira (21) foi marcada pelo acidente sofrido pelo apresentador da TV Record, Augusto Liberato, o Gugu. Ele caiu de uma altura superior a quatro metros, na instalação de decoração para o Natal, em sua casa, na cidade de Orlando, nos Estados Unidos.

Até aí, a informação era que ele estava em estado grave. Mas logo após, começou a “pipocar” no Twitter e em outras redes sociais, que o apresentador de 60 anos teria morrido. E então choveu de mensagens de “luto” pela morte de Gugu.

Durante algumas horas, jornalistas como Reinaldo Azevedo, afirmaram a morte do apresentador e celebridades como Sergio Groisman e Ticiane Pinheiro, publicaram em seus perfis no Twitter a morte de Gugu, sem a confirmação oficial de nenhuma fonte.

Não foram só eles. Várias outras celebridades e portais de notícias garantiram que o apresentador estava morto e cometeram o que em jornalismo se chama de “barrigada”. Um erro grotesco que só mostra, em alguns casos, o desespero por likes, compartilhamento e “furo” de reportagem.

Observar o “show de horrores” que a internet virou com a possível morte de Gugu, mostrou vários lados das chamadas notícias falsas, ou fake news. Alguns usuários do Twitter chegaram a responder dúvidas de outros internautas, afirmando que Gugu teria morrido. Isso sem saber oficialmente nada.

Confirmar, afirmar e garantir algo sem ter a certeza, se tornou uma regra com o avanço da internet e novamente só observamos como é maléfico esse tipo de atitude. Propagar fake news, nunca será uma forma de informar, pelo contrário, só presta serviço a propagar o que é falso.

Não importa se quem publicou é uma celebridade, um jornalista famoso ou simplesmente um internauta. Se não checou a fonte, se não teve a certeza, não deveria ter publicado. É melhor não falar nada, do que falar algo falso. Que sirva de lição mais uma vez. E seguimos na torcida pela recuperação de Gugu.

Confira na íntegra a nota divulgada pela assessoria de imprensa do apresentador:

“Nesta quarta-feira, 20, o apresentador Gugu Liberato sofreu um acidente (uma queda) em sua casa em Orlando e encontra-se internado em observação.

Gugu está na Unidade de Terapia Intensiva e vivo, sendo acompanhado pela equipe médica local. As informações que circulam sobre uma suposta morte do apresentador são inverídicas.

Os familiares de Gugu chegaram a Orlando por volta das 19h30 desta quinta-feira e irão conversar pessoalmente com a equipe médica.

De acordo com os procedimentos do hospital, somente amanhã, sexta-feira, um boletim médico será divulgado primeiramente à família.

Assim como todos os familiares, amigos, fãs e profissionais de imprensa, estamos confiantes em sua recuperação e agradecemos as manifestação de apoio.

Voltaremos a informá-los. Contamos com a compreensão de todos.”

Nesta sexta-feira (22), um novo boletim médico deverá ser divulgado com a atualização do estado de saúde de Gugu.

Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://www.instagram.com/holofotedigital

LEIA MAIS:

SAIBA DETALHES DA SÉRIE “THE WITCHER” QUE VAI ESTREAR NA NETFLIX

Comentários