Deflagrada operação das forças de segurança contra 73 alvos em Barra do Garças

A operação integrada “Agenda Nacional 1” foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (10) pelas forças de Segurança de Barra do Garças. O objetivo é combater criminosos articulados para práticas ilícitas, com ordens diretas das penitenciárias e centros socioeducativos do estado de Mato Grosso.

No total são 73 mandados, divididos entre 33 de prisão contra membros de uma organização criminosa e 40 de busca e apreensão, para armas de fogo, drogas, veículos, entre outras provas de crimes. As ordens foram expedidas pela 7ª Vara do Crime Organizado de Cuiabá.

Toda a ação é coordenada pela Polícia Civil de Barra, com a colaboração da Polícia Federal e da Polícia Militar do município, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Penitenciário, Perícia Oficial e Identificação Técnica e Centro Integrado de Operações Aéreas.

Para entender melhor o porquê da operação, é que após apurações, que dentro das unidades prisionais de Barra, Água Boa, Nova Xavantina, Comodoro, Cuiabá e Aragarças, os criminosos ordenavam crimes de lá, como latrocínios, roubos e ainda tráfico de drogas, para aumentar o poder financeiro do grupo e a violência nas cidades.

Mesmo reclusos, eles estavam articulando e dando ordens. Assim, 22 criminosos já presos, serão notificados. Eles integrarem uma organização criminosa, de acordo com o delegado da Polícia Civil, Nelder Martins, caracteriza delito autônomo com pena de reclusão de três a oito anos.

Na operação, mais de 200 policiais foram empregados, além de 55 viaturas e ainda um helicóptero e cães farejadores.

Comentários