Após quase 18 anos desde a sua desativação, a escola Dom Bosco está perto de ser reaberta. A reforma e ampliação da unidade entraram em fase de finalização e a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Educação, planeja realizar a entrega da obra no aniversário da cidade, em 15 de setembro deste ano.
Fechada desde 2005, muitos projetos para o uso da escola foram apresentados mas não saíram do papel. Somente em 2021, o município conseguiu garantir a doação do prédio pelo Governo do Estado, através da articulação do prefeito Dr. Adilson e do vice-prefeito e secretário de Educação, Prof. Sivirino.
Com investimentos de cerca de R$ 4 milhões, as obras da Escola Dom Bosco tiveram início em fevereiro de 2022, e previam a reforma de todo o prédio da unidade, a construção de um quadra esportiva e um depósito para a Secretaria de Educação.
Referência de ensino no passado, o Dom Bosco foi fundamental para a formação de diversos profissionais e empresários de sucesso em Barra do Garças. Agora, a prefeitura vai reativar a unidade e transformá-la em uma escola modelo para alunos do 4º e 5º ano da educação básica.
“Nosso objetivo é trazer de volta o prestígio da escola e assim como no passado, formar grandes profissionais. Queremos que o Dom Bosco seja uma escola modelo, com estratégias que serão implementadas também em outros centros de ensino”, explicou o secretário de Educação, prof. Sivirino.
O secretário também explica que com a entrega da obra marcada para o mês de setembro deste ano, a escola estará apta para receber os alunos no próximo ano letivo.
“Nossa expectativa é receber cerca de 400 alunos, além disso as sedes administrativas da Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer serão transferidas para o prédio, visando a melhoria na condições de trabalho dos nossos servidores”, complementa.