Confresa, a 657km de Barra do Garças é a primeira cidade de Mato Grosso a decretar lockdown devido a pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada na sexta (05), após assinatura do prefeito Ronio Milhomem.
O prazo será de 15 dias. O início é nesta segunda-feira (08). A situação no município de 30 mil habitantes é grave, com 135 casos confirmados e três óbitos devido a doença.
A justificativa da prefeitura é que a saúde é um direito de todos e dever do estado. A decisão foi tomada porque o lockdown é uma medida eficaz para reduzir a curva e dar tempo para reorganizar o sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e mortes.
O bloqueio é uma interrupção das atividades pelos próximos 15 dias, o que é um período curto. Só estão permitidos os serviços essenciais. E as pessoas apenas poderão sair às ruas para comprar comida, medicamentos, produtos médico-hospitalares, de limpeza e higiene pessoal.
Quem for flagrado nas ruas, será exigido um documento com uma justificativa para o porquê ter saído de casa. Mercado, açougues, padarias, farmácias, poderão funcionar entre as 6h e às 18h durante a semana e das 6h às 13h aos sábados.
Serviços como funerárias, hospitais, clínicas, distribuidoras de água e gás, laboratórios, postos de combustíveis, borracharias, oficinas, imprensa, correios, segurança privada, transportadoras e assistência social, desde que respeitem as normas de segurança e higienização, poderão seguir com horário de funcionamento normal.
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/
LEIA MAIS:
ENTENDA COMO CHEGAMOS A TANTOS CASOS DE COVID-19 EM BARRA DO GARÇAS
QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE