Brasil se Prepara para um Espetáculo Celestial: Eclipse Anular no Horizonte; Mato Grosso poderá observar o fenômeno

Neste sábado (14), um evento astronômico raro encantará os céus brasileiros: um eclipse solar anular. Em Mato Grosso, os observadores terão a chance de testemunhar uma visão parcial desse fenômeno fascinante às 14h38, horário local. O professor Adellane Araújo Sousa, titular de Física da UFMT/Araguaia, compartilhou insights sobre o que esperar desse espetáculo celestial.

O eclipse anular acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, com seu diâmetro aparente menor que o do Sol. O resultado é a formação de um “anel de fogo” nos céus. Segundo o professor Sousa, “no eclipse anular do Sol, a lua está mais distante da Terra e, como a Lua tem um tamanho bem menor do que o Sol, ela não consegue cobrir completamente a superfície, deixando uma borda luminosa, chamada de anel de fogo.”

O fenômeno, também conhecido como eclipse “anelar,” recebe esse nome devido ao anel de fogo formado. O termo “Anular” provém do Latim “anulus,” significando “anel.” Devido à rotação da Terra, a faixa por onde o eclipse é visível é denominada caminho da anularidade. Localidades fora dessa faixa, como Cuiabá e Barra do Garças, terão a oportunidade de presenciar apenas um eclipse parcial.

???? ATENÇÃO: Nunca olhe diretamente para o Sol. A observação segura de um eclipse solar requer o uso de óculos específicos, filtros especiais ou olhar para o reflexo solar. O uso de placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos não é recomendado.

Próximos Eclipses: Uma Agenda Celestial O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, embora não tenha sido visível no Brasil. O próximo evento desse tipo está agendado para 02 de outubro de 2024, mas será visível apenas no extremo sul da América do Sul e em áreas do oceano Pacífico. O espetáculo cósmico continua em 17 de fevereiro de 2026, mas será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, os observadores terrestres terão a oportunidade única de presenciar o fenômeno em Chuí, no sul do Rio Grande do Sul. Prepare-se para mais momentos emocionantes nos céus!

Comentários