Nesta segunda-feira (11/05), o prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, realizou uma live em suas redes sociais onde fala sobre a situação do novo coronavírus no muncípio.
*(1)À seguir, colocaremos uma transcrição da live onde participaram os prefeitos Roberto Farias (Barra do Garças) e Gerson Rosa (Pontal do Araguaia), além de Paulo Henrique Borges (coordenador da Defesa Civil), Antônio Gilvando de Souza (Tenente-coronel da Polícia Militar de Barra do Garças) e Clênia Monteiro (Secretária de Saúde de Barra do Garças):
Roberto se mostra decepcionado com as pessoas que não levaram à sério as medidas de prevenção e contágio da covid-19, em especial, ele cita o caso em que pessoas estavam se aglomerando na rampa do porto do Baé neste final de semana, onde poderia se tornar um foco de contágio. Ele também fala que se as pessoas continuarem a desrespeitar as medidas de combate ao coronavírus, os casos irão se multiplicar de forma alarmante e será necessário medidas mais drásticas como o lockdown (bloqueio total).
Ele fala também sobre o quarto óbito ocorrido neste domingo e faz agradecimentos aos profissionais de saúde que estão trabalhando e arriscando suas vidas para salvar outras das garras do vírus.
O prefeito fala sobre os casos na cidade, onde pacientes com suspeita ainda aguardam confirmação, mas caso sejam positivos, podem aumentar o número de infectados para 32. Há também 7 internados, dos quais 1 deles está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), cita o prefeito.
Segundo o prefeito, foram buscados recursos para que a cidade contasse com 5 leitos exclusivos para tratamento da covid-19, montados com recursos próprios. Há também mais 10 leitos de UTI para atender outras enfermidades e 8 respiradores funcionais.
O prefeito reforça à população que evite locais onde se possam aglomerar pessoas, pois não estamos vivendo dias normais, e pede a colaboração dos empresários para que fiscalizem os clientes. Roberto também emite o alerta aos comerciantes que, a partir desta data (11/05), aqueles que não cumprirem com as normas impostas, estarão sujeitos a receberem uma multa e terão seu alvará suspenso.
Segundo Roberto, outro empecilho no combate ao coronavírus é a divulgação de notícias falsas (Fake News). Ele menciona que já existem leis, e o governo está prestes a aprovar mais uma, onde haverá reclusão de 4 anos e multa de aproximadamente R$ 5.000 aos que propagaram tais notícias.
Ele menciona também que, embora a população esteja tomando cuidados para não disseminar a doença, muitos estão fazendo-os de forma errada. Em seu discurso, ele menciona pessoas usando máscara no queixo, ao invés de usarem cobrindo o rosto, onde gotículas de saliva saídas da boca da pessoa podem contagiar outros indivíduos desprotegidos.
Em tom de desabafo, o prefeito faz um alerta à respeito de bares e restaurantes que estão desrespeitando a quarentena: “Eles serão punidos, porque a fase orientativa acabou. Nós não estamos brincando. Ninguém gosta de ser punido, mas se for necessário nós estaremos dispostos a tomar todas as atitudes em prol da vida. Nada vale a pena sem termos saúde.”, diz Roberto Farias.
O prefeito encerra a sua participação fazendo um apelo: “O isolamento é a maior prova de amor que você pode dar para os seus familiares, seus amigos e aquelas pessoas que você não conhece, mas que elas também tem família. Se cada um se cuidar, se cada um fizer seu dever de casa, seja o empresário e a população em geral, nós iremos passar por essa pandemia de forma menos traumática possível, porque traumática ela já está sendo, mas pode piorar ainda mais se não tiver a participação de todos”.
Em seguida, a secretária de saúde, Clênia Monteiro reforça as palavras do prefeito implorando para que as pessoas fiquem em casa. Segundo ela, não adianta todo o trabalho que os profissionais de saúde estão fazendo se as pessoas ignorarem a quarentena.
Clênia diz que o município conta com leitos, UTI e Semi-UTI especializadas para atender os casos do vírus, além de técnicos, médicos e enfermeiros, porém ela reforça que eles não serão suficientes se o número de casos crescer mais.
O coordenador da defesa civil, Paulo Henrique Borges, participou também da live e falou sobre o trabalho que estão realizando juntamente com a vigilância sanitária e o corpo de bombeiros levando informações e conscientizando as pessoas.
O prefeito de Pontal do Araguaia, Gerson Rosa, também fez uma participação na live, onde ele menciona que conversou com o prefeito Roberto Farias e que havia convidado o prefeito de Aragarças, José Elias, porém ele não *(2)pôde comparecer. Gerson diz que embora Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças sejam municípios distintos, a população é a mesma e as pessoas trafegam em todos os municípios.
Gerson também fala a respeito dos dois casos confirmados do novo coronavírus em *(3)Pontal do Araguaia e apela para que as pessoas só saiam de casa se for realmente necessário. Ele fala sobre um caso em que, neste final de semana, a polícia em conjunto aos responsáveis pela saúde no município, tiveram que autuar um barzinho, onde foram até necessário que fossem feitas prisões.
Finalmente, o tenente-coronel da Polícia Militar de Barra do Garças, Antônio Gilvando de Souza faz uma participação final na live, onde ele também fala sobre o trabalho da instituição juntamente a outros órgãos da cidade. Gilvando fala sobre uma rigidez maior no combate à pandemia, onde, segundo ele, mais de 200 notificações foram feitas durante o período da pandemia.
Segundo ele, “Nós estamos em uma guerra, onde o inimigo é invisível e não é fácil, pois você verifica que ela começou na China, passou para os Estados Unidos e agora para o mundo inteiro. Nós queremos que nossa região do Vale do Araguaia seja referência no combate. Hoje se você olhar qualquer manchete, nós somos a cidade que temos o maior número de óbitos (se referindo ao estado). Isso depende aí depende de todos os cidadãos. Quem foi notificado e estiver de forma equivocada, vamos ser linha-dura. Ninguém gostaria de ter um ente querido contaminado.”, diz o tenente-coronel em tom de indignação.
Errata do Holofote Digital:
Em asterisco, estão trechos do texto que foram reparados devido à erros corriqueiros de nossa parte. À seguir estão pontuadas as correções nesta matéria:
*(1) Fez-se necessário adicionar à matéria que o texto a seguir se trata de uma transcrição fiel de ordem cronológica da live;
*(2) Além de um gramatical na palavra pôde devido à taquigrafia do redator, ao publicar essa informação, o Holofote Digital deveria ter procurado o prefeito José Elias para obter um direito de resposta mediante ao que o prefeito Gerson Rosa falou no minuto 36:22 do vídeo; Entretanto, nesta manha de terça-feira (12/05) entramos em contato com a assessoria de comunicação do prefeito José Elias, a qual disse que o prefeito não fora convidado;
*(3) O redator colocou erroneamente dois casos no município de Aragarças, quando se trata, na verdade da cidade de Pontal do Araguaia, segundo fala do prefeito Gerson Rosa no minuto 36:42 do vídeo;
#HolofoteDigital #BarraDoGarcas #Araguaia
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/holofotedigital
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/