A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças, divulgou nesta quinta-feira (09/09), o mais recente boletim com os casos do novo coronavírus no município.
Em comparação com o último boletim, o município teve um aumento de apenas 1 caso confirmado e também uma redução de 4 casos ativos. Segundo o boletim, Barra do Garças apresenta ao todo 10415 casos confirmados do novo coronavírus, sendo destes 10004 recuperados (uma taxa de mais de 96%).
Há ainda 36 casos ativos, dentre eles, 26 estão sendo acompanhados em suas residência (isolados e em monitoramento), e 10 estão em internação hospitalar.
Barra do Garças, infelizmente, registra nesta quinta-feira (9), mais um óbito devido à complicações causadas pela covid-19. Trata-se de um cidadão barra-garcense de etnia não-indígena. Não há, até o momento, informações sobre a vítima fatal da doença.
O município tem também 375 óbitos confirmados, dos quais 346 são munícipes de etnia não-indígena e 29 são indígenas. Há também 175 óbitos de cidadãos outros municípios, totalizando 550 óbitos registrados em Barra do Garças.
Imunização
A vacinação segue sendo realizada em Barra do Garças, em intervalos irregulares, dependendo da chegada de novas doses dos imunizantes, dos quais são utilizadas as vacinas CoronaVac (Sinovac/Butantan) e AstraZeneca (Oxford) e também os imunizantes de dose única Ad26.COV2.S (Janssen Farmacêutica).
Até o momento 71427 doses dos imunizantes foram recebidas no município, das quais 64203 doses foram aplicadas e a campanha de vacinação deverá seguir até a imunização completa da população. Entretanto, 18875 barra-garcenses estão imunizados completamente (primeira e segunda doses, sem contar os indígenas), o que equivale a 30,87% da população da cidade (61135 habitantes de acordo com o último censo realizado em 2020).
A partir desta sexta-feira (10) a vacinação será para adolescentes maiores de 12 anos com comorbidades. Serão necessários levar documentos comprobatórios da comorbidade para receber o vale-vacina. Para os adolescentes acima de 12 anos que não tem comorbidades, eles poderão retirar seu vale-vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) próximas, no período vespertino.
Os números são animadores, mas devemos estar cientes que o vírus ainda circula, infelizmente. Crianças, adolescentes e gestantes são agora os mais vulneráveis à pandemia, devido à dificuldade na vacinação desse grupo, portanto todo cuidado é pouco. Se sair, faça uso do álcool em gel e use sempre a máscara.
#HolofoteDigital (Facebook) #HolofoteDigital (Twitter) #HolofoteDigital (Instagram)
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/holofotedigital
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/