Antigo prédio da Prefeitura de Pontal do Araguaia pode se tornar 1ª maternidade municipal

Interditado há mais de um ano devido à precariedade e más condições de uso, o antigo prédio da Prefeitura de Pontal do Araguaia pode se tornar a primeira maternidade municipal.

De acordo com o prefeito Adelcino Lopo (MDB), a proposta inicial é demolir a antiga estrutura, a qual possui risco de desabamento, e em seguida construir um novo prédio.

Recentemente, em Cuiabá, o gestor apresentou o laudo técnico do Corpo de Bombeiros ao Governo do Estado e solicitou, via ofício, a doação do imóvel para a Prefeitura de Pontal do Araguaia.

O projeto da maternidade municipal não está pronto, mas deve ser iniciado assim que o Governo do Estado confirmar a doação do local. Conforme Adelcino explicou, a prefeitura já possui o recurso para a elaboração do projeto, porém para a execução da obra não. “Só que vamos pôr embaixo do braço e, com os parceiros nossos […], correr atrás de emendas”.

Interdição

Após o Corpo de Bombeiros realizar uma vistoria no dia 12 de janeiro de 2022, o prédio precisou ser interditado. A unidade havia sido inaugurada há cerca de seis anos e começou a apresentar problemas estruturais.

Na época, a equipe responsável pela avaliação constatou que o local apresentava sinais de risco iminente de colapso. Verificou-se a existência de abalos estruturais nas paredes, infiltrações no telhado e outros problemas em quase todo o prédio. Em alguns locais os servidores utilizavam lonas para proteger equipamentos e documentos da água.

Por Semana 7.

Comentários