Nesta sexta-feira (06), o técnico da seleção brasileira, Tite, fez a primeira convocação de 2020. E agora é pra valer, já que serão para as partidas das Eliminatórias da Copa 2022. E apesar das críticas usuais de alguns analistas e torcedores clubistas, no geral, considerei uma das melhores convocações já feita por ele.
Se você pegar os goleiros, com a lesão de Alisson, os que foram, estão muito bem. Ederson é titular absoluto no time de Guardiola. Weverton é seguro no Palmeiras. E Ivan, o jovem da Ponte Preta, cresce em um ritmo assombroso. Muitos acreditam que em breve estará na Europa também. Nesse ponto, estamos muito bem servidos. Poderia chamar Diego Alves, que está bem no Flamengo.
Na defesa, na minha opinião, temos o ponto mais fraco, em muito tempo na seleção brasileira. O lateral-direito Danilo, nunca se firmou na Europa. Alex Sandro é titular, mas nunca me convenceu também. Achava ele habilidoso, agora acho ele comum. Renan Lodi é o nome mais promissor daí. Sobre Daniel Alves, eu não posso questionar a idade dele, pois em campo, na Copa América, foi o líder técnico da seleção, então merece sim estar ali.
Só que a zaga preocupa. Hoje, Marquinho é na minha visão, o único titular absoluto. Felipe está começando a brilhar e ganhar destaque na equipe de Simeone, o Atlético de Madrid, então, natural chegar a seleção. Mas Éder Militão, muitas vezes nem no banco fica no Real Madrid. E o Thiago Silva, apesar de toda a história, não vem de grande fase no PSG. A pergunta é: quem seria convocado? Rodrigo Caio do Flamengo? E quem mais merece uma chance?
Analisar que não foi boa a convocação só pelos nomes, leva a propor soluções. E eu francamente não vejo jogadores merecedores dessa posição muito além dos nomes citados. Já que Miranda, também está com uma idade avançada. Talvez Gil, do Corinthians, mas se afunda na fase péssima que o time vive. Começo a me preocupar com os zagueiros da nossa equipe. Não consigo ver quatro de altíssimo nível.
O meio-campo está muito, mas muito bem servido. Quem você escalar no time titular, entre Casemiro, Arthur, Bruno Guimarães e Fabinho, saberá que dará conta do recado de marcar muito bem e sair para o jogo, nesse quesito, estamos bem servidos demais. Já na parte mais criativa e menos defensiva, o Everton Ribeiro, muito criticado por alguns, por só se destacar agora, mostra como esses “haters” não conhecem futebol. O cara brilhou no Cruzeiro como o melhor jogador do futebol nacional em 2013 e 2014. Ele não surgiu agora.
Sobre o Philipe Coutinho, todos sabemos do enorme potencial e capacidade que ele possui. Mas não consegue manter um alto nível desde que saiu do Liverpool. Brilhou na última rodada do campeonato alemão, fez dois gols, mas ainda é pouco. Talvez um nome que eu deixaria de fora por alguns jogos, até mesmo para sentir nele “sangue nos olhos” para vencere e voltar a ser um dos melhores, colocar em campo a capacidade que sabemos que ele tem.
O ataque está lindamente bem servido também. Quem ele colocar, sabemos que podemos esperar muita coisa boa. Afinal, Neymar voltou e voltou em bom nível. Tecnicamente sabemos que ele é o melhor da seleção e um dos melhores do mundo. Só não conseguiu imprimir isso para grande parte dos torcedores por comportamentos infantis, que acredito que agora foram superados. Já Firmino encanta no Liverpool, mas ainda não fez o mesmo pela seleção. Se fizer, tem tudo para ser titular.
Gabriel Jesus em 2020 está voando pelo Manchester United. Com gols e muita consciência tática, o atleta mostrou uma evolução gigantesca e o estigma de 2018 vai aos poucos ficando para trás. Richarlison joga em altíssimo nível pelo Everton e outros gigantes já o querem para a próxima temporada.
Sobre o trio que atua no Brasil. Li algumas críticas sobre o Bruno Henrique estar muito velho para seguir pela seleção. Ele só tem 28 anos! E futebol é fase, momento, se o cara começar a se destacar com 35 anos e fizer 7 jogos na Copa do Mundo em alto nível, já valeu tudo! É isso que importa! Críticas sobre idade são ridículas quando o cara é tão jovem e mostra alto nível hoje. Concordo que ele não foi bem na Europa, mas hoje é um dos melhores da América do Sul. Isso basta.
O mesmo digo para Gabigol. Ele sim, é jovem em idade, mas nunca teve sucesso na Europa. Porém, hoje, é o melhor atacante do Brasil. Está longe dos astros Romário e Ronaldo nos anos 90, mas ainda assim é o melhor que temos hoje no futebol nacional e da América do Sul. Mostrou isso pelo Flamengo, então merece uma chance.
Já Everton Cebolinha com a camisa da amarelinha, sendo um dos melhores da Copa América, mostrou que merece vestir a camisa e ter minutos em campo. Rápido, driblador e com boa finalização de fora da área, é raro encontrar atletas como ele no mundo. O desafio é: se não gostou dos atacantes convocados, quais você levaria para o lugar?
Eu defendo muito a tese que os melhores estão na Europa e os melhores, com vontade e disposição para isso, devam jogar pela seleção brasileira. Mas o que o Flamengo apresentou em 2019 e vem repetindo nesse ano, é algo que não pode ser desprezado. Então alguns jogadores lá, merecem sim a chance. Não significa que jogarão a Copa, mas merecem a chance de jogar.
Essa convocação, supera em muito a feita para a Copa 2018, do meio para a frente. Sabemos que Tite sabe montar um time e arrumar a defesa. Talvez ainda não seja o bastante para ganhar uma Copa, mas é um dos melhores elenco entre as principais seleções. Não disse ser o melhor, mas um dos melhores e com enorme potencial de crescimento. Agora é torcer para dar liga e surgir algum zagueiro de alto nível por aí…
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://www.instagram.com/holofotedigital
LEIA MAIS:
NÃO GOSTA DO GABRIEL JESUS? E DAÍ? GUARDIOLA GOSTA!