Aconteceu na manhã desta terça-feira (12), a limpeza nos perímetros urbanos dos rios Garças e Aragarças. A atividade é parte da ação “O Araguaia Vive… E o Garças Também”, organizado pela prefeitura de Barra do Garças, na gestão Dr. Adilson, por meio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Meio-Ambiente, juntamente com os parceiros Sema, Corpo de Bombeiros, Pousada Sol do Araguaia, Master Clean, André Caiaques, Associação Ciranda e o grupo Desafio do Lixo.
As ações do projeto iniciaram na sexta-feira (08), com atividades voltadas para os alunos da escola municipal João Alves e da escola Interativa Coopema. Os estudantes tiveram palestras sobre a importância da preservação ambiental e logo após, realizaram uma limpeza simbólica ao redor do Porto do Baé e ainda plantaram mudas pelo local.
Já na segunda-feira (11), aconteceu uma live com a dupla Eudes e Candinho, que cantaram sobre o Araguaia e também alertaram para a preservação dos nossos rios, que sofrem a cada ano e precisam de ações para que eles sigam vivos. A apresentação foi realizada na Pousada Sol do Araguaia e encantou o público virtual, que acompanhou por meio das páginas da dupla.
“Uma ação como essa é fundamental, por isso reunimos diversos parceiros para tornar possível. E não para por aí. Vamos seguir realizando novas atividades em busca da preservação dos nossos rios, que são nossas riquezas”, explica Alessandro Matos, Secretário de Cultura de Barra do Garças.
E para finalizar, na terça (12), foi realizada a descida, com aproximadamente 20 caiaques, que realizaram as trilhas ecológicas e fizeram a limpeza no entorno dos rios. “Preservar as nossas águas, alertar, chamar a atenção e trazer para a população os impactos das nossas ações, foi o que me motivou a estar aqui hoje”, diz André Jones, parceiro na organização do evento.
A Secretária de Turismo, Jéssika Hirata, garante que estas ações não terminarão por aqui: “Teremos sempre atividades com esse intuito de preservação. Temos uma cidade linda, mas também é preciso fazer esse trabalho protetivo para garantir essas belezas para as próximas gerações”, confessou.
Opinião compartilhada por Clerismar de Oliveira, Secretário de Meio Ambiente: “Os nossos rios devem ser preservados. E não apenas hoje, essa ação deve ser contínua. Nós estamos fazendo esse alerta, agora é a população abraçar a causa e juntos buscarmos melhores soluções”.
Segundo Alessandro Matos, o intuito foi apresentar para a sociedade como é possível fazer a diferença: “Temos nossas responsabilidades, assim como outros setores têm. Por isso é importante essa atenção em cima de ações como essa. Tudo que fazemos tem um impacto e temos que ter a consciência que esse impacto será de maneira positiva”, concluiu.
Por Assessoria / Secretaria de Cultura de Barra do Garças
Imagens: Edevilson Carneiro
#HolofoteDigital (Facebook) #HolofoteDigital (Twitter) #HolofoteDigital (Instagram)
Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/holofotedigital
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/