Vamos ser sinceros? Vivemos em plena era da informação, onde a comunicação está mais fácil do que nunca, apesar disso estamos nos tornando cada vez mais individualistas e fechados para relações. Parece exagero? Mas não é! E quando o assunto envolve “local de trabalho”, temos a impressão de que se relacionar fica ainda mais difícil.
Na verdade, não existe (e nunca existiu) uma regra que te obrigue a ter boas relações no trabalho, ou suportar aquele colega “chato” que vive fazendo piadas sem graça e fora de hora. Não podemos negar que essas relações facilitam nossa vida profissional e muitas vezes, podem abrir novas portas sua carreira. É sério, bons relacionamentos nos ajudam a ter melhores chances de crescer profissionalmente, mas esse é um assunto para outro texto. Sabendo disso, separamos cinco dicas de como melhorar (de verdade) suas relações no trabalho, e dar aquele “up” profissional. Confira:
1. Mude!
Pense bem, se você quer melhorar algo em sua vida, deve começar mudando suas atitudes, pensamentos, crenças e por aí vai. Quer um exemplo? Você nunca conseguirá ser “Fit” comendo aquele lanche gigante todo dia (risos). Se o foco é melhorar a relação no trabalho, comece aceitando que mudanças são necessárias, e que talvez você precise passar por uma. Essa atitude facilita os relacionamentos no trabalho, como também em qualquer outro lugar (profissional ou não).
2. Dê respeito e seja respeitado.
É óbvio, né? No local de trabalho não existe só uma opinião ou só uma verdade, ao contrário, existem várias pessoas com sonhos, crenças, pensamentos e opiniões totalmente diferentes da nossa. Um bom relacionamento profissional é totalmente pautado sob o respeito ao colega, o que facilita (e muito) o convívio no local, evita conflitos e torna o trabalho um lugar mais saudável, além de evitar aquele “climão”.
3. Comece a elogiar.
Você já viu o sorriso de uma pessoa quando recebe um elogio inesperado? É algo gratificante e sem comparação! Comece a investir em elogios aos seus colegas. Fale sobre uma nova conquista dele, parabenize-o por um trabalho bem feito, comente sobre a forma que ele trabalha e como ela é incrível. É bem simples, basta investir nos elogios e ver esse ambiente se transformar! Lembrando que elogiar é respeitar, nunca falte com o respeito.
4. Aprenda a ouvir!
Nós temos uma boca para falar menos, e dois ouvidos para? Sim, “ouvir mais” é uma das melhores ferramentas para evitar que seu local de trabalho se torne tóxico e insustentável. Quando passamos a escutar, conseguimos entender melhor outras opiniões e aprendemos a respeitar aqueles que convivem conosco, além de que, ser escutado é algo necessário e muito bom.
5. Seja empático, por favor!
Você sabe o que é empatia? É a capacidade de se colocar no lugar do outro, pensar em como aquela pessoa se sente e entender isso. Você já parou para pensar o quanto existe pouca empatia hoje em dia? E em quantas vezes você poderia ter “se colocado no lugar do outro” e não o fez? Essa atitude melhora o ambiente de trabalho, aproxima as pessoas, une pontos de vista e facilita a conexão entre todos. Logo, a empatia é ferramenta chave para melhorar nossas relações no trabalho.
Espero que essas dicas possam contribuir de alguma forma com sua vida profissional! E se você acha que algo ficou de fora, por favor, comente e compartilhe com a gente!