Livro e Exposição de fotografias revelam as belezas do Rio Araguaia e sua gente

Em 2014 o escritor, ator e diretor João Luiz do Couto, se aventurou em uma jornada de quatro meses ao longo do rio Araguaia, na intenção de conhecer sua ancestralidade, se reconectar com suas raízes e aumentar seu repertorio artístico sobre contos e lendas. A fotografa Sheila Signário o acompanhou durante toda essa viagem filmando e fotografando por onde eles passavam.

Todo material captado dá origem ao Documentário “Narradores do Araguaia-Lendas”, ao Livro de Fotografias “O rio e sua gente” e a exposição de fotografias, que leva o mesmo nome. Os três produtos são frutos dessa jornada pelo rio Araguaia e foram contemplados através de uma homenagem da Associação Cultural Ciranda, que atua desde 2018 na promoção do desenvolvimento social, artístico e cultural na região do Araguaia, pelo projeto “João Luiz do Couto e os Narradores do Araguaia”, selecionados no Edital Conexão Mestres da Cultura pela Lei Aldir Blanc MT.

O livro, além das fotografias encantadoras, de uma sensibilidade ímpar, que nos remete a uma pureza e uma verdade em tudo que foi captado, traz um conto e um poema escrito por João Luiz do Couto, “A Aventura do Zé Mosquito e a Boiuna”, resultado dos contos que ele ouviu durante a viagem, e “Água Emendada”, poema que mostra uma certa intimidade conflituosa e de busca por conhecimento do próprio autor.

Também fruto das imagens que Sheila Signário registrou ao longo da viagem pelo Rio Araguaia, será realizada a exposição de fotos Araguaia “O rio e sua gente”, onde o espectador poderá ver e sentir de perto a magia em torno do rio e tudo ao seu redor, tanto pelas belezas naturais, quanto pelas pessoas que no caminho eles encontram.

A fotógrafa Sheila Signário nos contou como recebeu o convite para essa aventura no Araguaia: “Em 2014 recebi o convite do escritor João Luiz do Couto para fotografar o projeto “No remanso do Araguaia”, um projeto que consistia em pesquisa sobre as histórias de seres encantados que habitam no rio Araguaia, topei na hora e durante quatro meses pude vivenciar e registrar através de minhas lentes tantas pessoas, tantas histórias, pude ouvir e conhecer sobre os seres encantados que cercam o Rio Araguaia, vimos tantas belezas que nossos olhos não deram conta de enxergar, o livro e a exposição “O rio e sua gente” contém um pouquinho do que vivemos nessa linda jornada”.

Tanto o livro quanto a exposição serão lançados em um grande evento no dia 22 de Julho, às 19h, no Centro Cultural Valdon Varjão, na cidade Barra do Garças – MT.

Por Assessoria

#HolofoteDigital (Facebook) #HolofoteDigital (Twitter) #HolofoteDigital (Instagram)

Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/holofotedigital
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/

Comentários