O resultado final do Festival de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso, conhecido como Festrilha 2023, trouxe boas notícias para as equipes da região Araguaia. Na grande final, cinco equipes da região conseguiram se classificar entre as dez melhores do estado. O grupo Pega Fogo de Água Boa conquistou o título de campeão, enquanto o grupo Explosão Caipira de São Félix do Araguaia ficou em terceiro lugar.
O deputado estadual Dr. Eugênio expressou sua satisfação com os resultados alcançados pela região Araguaia, afirmando: “É muito bom começar a semana trazendo bons resultados para a região Araguaia. Termos cinco equipes entre as dez melhores do estado na final do Festrilha 2023 mostra a força cultural do nosso Araguaia, e o que depender do nosso apoio, sempre podem contar conosco”.
O parlamentar esteve presente na noite de sábado, dia 24 de junho, na grande final do evento em Tangará da Serra. No mesmo dia à tarde, o deputado Dr. Eugênio também acompanhou a final da 2ª Divisão do Mato-grossense de futebol, em Cuiabá, na qual o Araguaia Barra do Garças foi vice-campeão e garantiu vaga na primeira divisão estadual para 2024.
O resultado final do Festrilha 2023 consagrou o grupo Pega Fogo de Água Boa como grande campeão, seguido pelo grupo Os de Fora de Tangará da Serra, que ficou com o vice-campeonato. O grupo Explosão Caipira de São Félix do Araguaia conquistou o terceiro lugar, enquanto os grupos Império Junino e Caipiras Unidos de Rondonópolis alcançaram o quarto e o quinto lugar, respectivamente.
Além disso, o grupo Paixão Junina de Querência ficou em sexto lugar, o Simpatia Junina de Lucas do Rio Verde em sétimo, e o Princesinha do Araguaia de Vila Rica surpreendeu ao garantir a oitava colocação em seu primeiro ano de participação. O Junina PVA de Primavera do Leste (PVA) ficou em nono lugar, e o grupo Abalantes do Sertão de Barra do Garças encerrou a lista dos dez primeiros colocados.
O Festrilha 2023 ocorreu entre a última sexta-feira, dia 23 de junho, e o sábado, dia 24 de junho, em Tangará da Serra. O festival é considerado um dos maiores eventos culturais de Mato Grosso e é realizado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas Juninas (FMTQ), com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Ao todo, foram investidos mais de R$ 1 milhão de reais no evento, dos quais 250 mil reais foram provenientes do deputado estadual Dr. Eugênio Paiva.
Com a participação de 14 grupos de 11 municípios mato-grossenses, que apresentaram quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, a grande final do Festrilha teve como prêmio principal o valor de R$ 20 mil para a junina campeã, que também representará o estado no Festival Nacional de Dança de Quadrilha, a ser realizado no Pará.
Durante as apresentações, que ocorreram no Módulo Esportivo de Tangará da Serra, os espectadores puderam desfrutar de uma praça de alimentação repleta de comidas típicas da região.