Despedida a um Pioneiro do Rádio Barra-Garcense: Morre Duarte Filho

Na madrugada desta quinta-feira (13/6), faleceu na unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças-MT o radialista Duarte Filho, uma figura emblemática na comunicação local. Nascido em Iporá e radicado em Barra do Garças desde a década de 90, Duarte Filho estava afastado da comunicação e residia no bairro Abel Lira. Segundo amigos, ele passou mal durante a madrugada e, apesar de ser prontamente encaminhado para a UPA, não resistiu a um infarto.

Uma sobrinha do radialista, residente em Barra do Garças, foi até a UPA para organizar o sepultamento. Duarte Filho iniciou sua carreira na Rádio Claro de Iporá-GO e teve passagens significativas pelas Rádios Aruanã e Difusora de Barra do Garças, onde se destacou em programas musicais, jornalísticos e esportivos.

Durante a era dourada do rádio em Barra do Garças, Duarte Filho trabalhou ao lado de nomes consagrados como Pedro Porto, Walter Pereira, Jota Soares, Wilson Duarte, Chagas Nunes e Pedro Mesquita, todos já falecidos. Profissionais da atualidade, como Paulo Emílio, Reinaldo Silva, Cláudio Ramos, Edson Ramos, Ronaldo Couto e Josiel Campos, ainda guardam vivas as lembranças e o legado deixado por Duarte Filho nas ondas do rádio.

Duarte era uma pessoa simples e tinha uma característica que ninguém tirava dele, sempre estava alegre e sorridente. Mesmo com a dificuldade que ele tinha com a bebida, ele sempre levava a vida com bom humor. Nos últimos, se tornou conhecido como Perninha no bairro Abel Lira. Tive o prazer de trabalhar com ele no plantão esportivo na época em que o futebol da Barra era destaque nacional. Descanse em paz, amigo Duarte Filho”.

Em setembro do ano passado, Duarte Filho foi homenageado juntamente com outros 80 profissionais da comunicação de Barra do Garças, em uma ação histórica organizada pela Secretaria de Cultura com o apoio da Câmara Municipal. Essa homenagem foi um reconhecimento tardio, mas justo, à dedicação e ao impacto de sua carreira na história do rádio barra-garcense.

Comentários