Tiradentes: curiosidades e fatos sobre o mártir da Inconfidência Mineira

O dia 21 de abril é uma data importante na história do Brasil, pois marca o aniversário de morte de Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira. Nesse movimento, que ocorreu no final do século XVIII, um grupo de pessoas lutou pela independência do país em relação a Portugal. Tiradentes foi um dos principais líderes do movimento e acabou sendo preso e enforcado em praça pública no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792.

Apesar de ter sido executado, Tiradentes se tornou um mártir da independência brasileira e um símbolo de luta contra a opressão e a injustiça. Sua figura é lembrada até hoje em diversos monumentos, ruas, escolas e instituições pelo país. Além disso, a data de sua morte é considerada feriado nacional em homenagem a ele. Neste artigo, vamos explorar algumas curiosidades e fatos interessantes sobre Tiradentes.

Origem do nome

O verdadeiro nome de Tiradentes era Joaquim José da Silva Xavier. No entanto, o apelido “Tiradentes” foi dado a ele devido à sua profissão como dentista, que na época era conhecida como “tirador de dentes”. Apesar da alcunha, Joaquim José da Silva Xavier odiava arrancar os dentes das pessoas. Ainda segundo historiadores, naquela época era comum a extração de dentes por qualquer motivo que fosse, porém Tiradentes não concordava com isso. Dizia-se que ele buscava maneiras para que as pessoas mantivessem seus dentes originais. 

Conhecimentos

Tiradentes era autodidata e possuía conhecimentos em diversas áreas, como medicina, química e filosofia. Tiradentes também foi tropeiro, minerador, engenheiro e militar. Ele chegou até a ser segundo-tenente da Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais. Ele também era um ótimo orador e liderou o movimento da Inconfidência Mineira com maestria.

Vida amorosa

Embora Tiradentes tenha tido dois filhos, ele nunca se casou. Ele concebeu João junto com a mulata Eugênia Joaquina da Silva e também Joaquina, com Antônia Maria do Espírito Santo. Segundo historiadores, Tiradentes se apaixonou de verdade somente uma vez, quando já tinha 40 anos e foi por uma menina de 15 anos, que já estava prometida para outro homem, portanto seu amor verdadeiro nunca tinha dado certo.

Traição

Tiradentes foi traído por um de seus companheiros de conspiração, Joaquim Silvério dos Reis. Silvério se tornou um informante do governo português e entregou os planos da revolta em troca de perdão de suas dívidas. Como ele fora condenado por Inconfidência (traição à coroa), os sinos da igreja da cidade não poderiam tocar durante sua execução. Entretanto, segundo a história, no momento de seu enforcamento, o sino badalou cinco vezes.

Ideais Republicanos

O feriado nacional em homenagem ao mártir, que ocorre na data do seu enforcamento, só foi reconhecido em 1890, 98 anos depois da sua morte. Durante o império, seu nome não podia ser citado por ninguém, em lugar nenhum do país, devido às suas ideias iluministas anti-monarquia. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi queimada, jogaram sal grosso no chão para que nunca mais crescesse nada naquelas terras e seus parentes foram todos condenados infames. Entretanto ela fora restaurada e hoje é um museu que conta a história do líder da Inconfidência Mineira. O museu abriga objetos pessoais de Tiradentes e outras relíquias históricas.

Tortura antes da execução

Existem diversas lendas e mitos em torno de Tiradentes, que muitas vezes são baseados em histórias fictícias. Por exemplo, há relatos de que ele teria sido torturado antes de ser executado, mas não há nenhuma evidência concreta disso. Alguns historiadores afirmam que ele fora esquartejado e teve sua cabeça e barba raspadas antes de ser jogado na prisão, onde ele ficou por cerca de três anos, pois isso evitaria a disseminação de piolhos.

História controversa

A história de Tiradentes é controversa. Alguns historiadores afirmam que ele não foi o líder da Inconfidência Mineira e que foi escolhido como bode expiatório para acalmar os ânimos da Coroa portuguesa. Outros historiadores afirmam que Tiradentes era realmente o líder do movimento e que merece ser lembrado como um herói nacional. De qualquer modo, ele é lembrado pela nossa constituição e pelo povo brasileiro como um mártir, cujo dia 21 de abril, data de sua execução, é proclamado feriado nacional em sua homenagem.

Aparência

Embora tenhamos diversas obras retratando a aparência de Tiradentes, nenhuma delas é aceita como a verdade absoluta. Algumas obras mostram um homem alto e magro que não tinha barba e possuía cabelos curtos e encaracolados, enquanto outras mostram que tiradentes tinha cabelos longos e uma barba longa e espessa, se assemelhando à Jesus Cristo. Para alguns historiadores, Tiradentes nunca teve barba comprida nem cabelos grandes. A justificativa vem do fato de que ele era militar, e como tal seguia as rígidas normas da corporação à época. Aos integrantes da PM era permitido, no máximo, ter um bigode. Entretanto, não há ainda um concenso sobre a verdadeira aparência do mártir.

Comentários