Onde foi que nós erramos, LOCKDOWN em Barra do Garças?

1° ESTAMOS COMETENDO MUITOS ERROS.

Quando digo estamos, entenda-se (poder público em geral).
A condução dessa crise está sendo desastrosa em seus mais variados níveis, tanto federal, estadual, quanto municipal.

HEY! SABIA QUE LANÇAMOS NOSSO PRIMEIRO EBOOK? COM ELE VOCÊ VAI SABER IDENTIFICAR FAKE NEWS! É GRÁTIS! BAIXE AQUI


Para deixar evidente o que estou falando, dos 40 Bilhões do orçamento para essa crise, o ministério da saúde até o dia 16/07 só havia gastado 12.
Para mim está bem claro que não há critério e nem plano de ação claramente definido nesse ministério.
Em nível estadual tivemos o governo inerte desde o início da crise e ainda ouvi gente que teve a coragem de falar que nunca ia rolar nada aqui no MT entre outras coisas que se provam totalmente equivocadas nesse momento.
O CLIMA QUENTE NÃO NOS SALVOU, não é mesmo?
Onde estão os esforços em fazer testagens? Como saberemos a real extensão do nosso problema se não fazemos testagem o suficiente?

2° NÃO FOI IMPOSTO UM LOCKDOWN

As pessoas parecem não entender o sentido da palavra, mas em lugares onde realmente entendem o significado, uma situação de isolamento radical inclusive pessoas nas ruas que não sejam com fim exclusivo de comprar remédios ou alimentos são repreendidas. Na Itália, gente chegou a ser multada e presa por furar o isolamento radical.
Isso por aqui nem chegou perto de acontecer.
Muito pelo contrário, a classe média-alta (principalmente) se organiza em grupos de WhatsApp para fazer a “balada prime”.
A maior falta por aqui é de consciência, infelizmente a maior parte do nosso povo está olhando somente para o próprio umbigo.
Há pouco esforço para um real isolamento, com mais de 75.000 mortos, parece que o povo ainda não entendeu a situação.

3° A POLITICAGEM TOMA PROTAGONISMO.

Eu vi diversas pessoas do meio político (alguns pré-candidatos inclusive) tentando culpar o prefeito, vereadores e a justiça.
Essas mesmas pessoas conseguem fazer o absurdo de elogiar o presidente, lamentar pelas mortes e criticar o prefeito AO MESMO TEMPO.
É impressionante como o analfabetismo funcional e político dessa turma é evidente.
Eles não se debruçaram seriamente sobre o assunto, não se dedicaram a conhecer a experiência internacional comparável, não conhecem a destinação do orçamento, mas estão prontos para achar o culpado disso tudo.
É evidente que no fundo só estão preocupados com atrair algum capital político para si.
A maioria deles estão absolutamente distantes de discussões que exigem real compreensão da conjuntura, e isso é terrível pois muitos desses podem vir a ser os homens e mulheres à frente do poder público a partir de 2021.

4° FALTA COORDENAÇÃO DE AÇÕES

No primeiro tópico eu afirmo que estamos todos errados e neste reafirmo.
Impor uma restrição a atividade comercial irá fazer efeito? Digo que NÃO, por um simples fato, nosso objetivo é conter o avanço da contaminação.
Atingir um setor específico não fará muita diferença.
Aliado a isso temos outra situação, que já tratei em mensagens anteriores onde eu digo que não teremos sucesso em política de saúde, transito ou segurança sem tratar Aragarças, Barra e Pontal como uma única cidade.
Não importa o que seja feito, se ao menos uma das cidades continuar em “normalidade” não terá efeito algum, talvez tenha efeito negativo inclusive.

5° A PANDEMIA NÃO ACABOU, ESTÁ PIORANDO NA VERDADE.

Entendo ser por razões econômicas, mas é absolutamente inacreditável que estejamos falando em flexibilização com números cada vez mais assustadores de novos contaminados e mais de MIL MORTOS TODOS OS DIAS.
Para quem observa com cuidado o cenário (coisa que a grande maioria da classe política na cidade não faz), irá notar que as mortes estão migrando, elas diminuem nas grandes cidades e aumentam nos interiores.
Inclusive o mesmo “fenômeno” acontece nos EUA.
Por adotarmos uma postura leniente em relação a essa pandemia, somos o segundo país com mais mortos e mais contaminados pelo corona vírus.
Cabe aqui inclusive deixar algo bem claro, nós tivemos tempo para utilizar o que o mundo aprendeu em relação a essa crise, escolhemos a mistificação e a politização.
O resultado é dezenas de milhares de mortos e milhões de contaminados.
Fizemos a abordagem errada e estamos “flexibilizando” o que não enrijecemos e o estamos fazendo no pior momento possível.

6° NÃO EXISTE REMÉDIO, NÃO EXITE VACINA.

A taxa atual de mortalidade no Brasil é de 3,8% o que significa que a grande maioria 96,2% sobrevivem ao covid-19.
Estou trazendo esse número porque vi em diversos grupos gente tentando culpar o prefeito porque não distribuiu o “kit covid” na cidade.
Asseguro a todos, se existisse essa cura, ou remédio, o mundo não estaria sofrendo com essa pandemia e o país mais rico e poderoso do mundo, os EUA não teria 142,472 mortos nesse momento.
Em não havendo remédio e nem vacina, nossa única e eficiente alternativa é um distanciamento social que realmente tenha efeitos.

7° MORRER CONTAMINADO OU MORRER DE FOME?

O presidente (todos sabem que não temos afinidades) defendeu a bandeira de que a economia precisa girar e que as pessoas morreriam de fome se não fossem trabalhar.
Em minha filosofia de administração pública isso não se realiza UMA PESSOA NÃO DEVERIA TER QUE ESCOLHER ENTRE MORRER DE FOME OU MORRER CONTAMINADO.
Erramos no início, estamos errando no meio, mas ainda há oportunidade de acertar.
Precisamos de uma mobilização mais forte em todos os níveis para mecanismos mais robustos de socorro a micro e pequenas empresas, renda básica (preferência pela universal). A instituição de uma indústria de testagem (testar ocupa gente, gente que vai ganhar dinheiro, vai gastar e vai girar).
Para que isso aconteça, precisamos de coordenar as ações, infelizmente não vejo isso em nosso presidente nem nosso ministério da saúde.
No fim das contas somos todos culpados, uns pelo que fazem e outros pelo que não fazem.

Por Jonatan da Mata.

Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/

LEIA MAIS:

ENTENDA COMO CHEGAMOS A TANTOS CASOS DE COVID-19 EM BARRA DO GARÇAS

QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE

13 REASONS WHY CHEGA A ÚLTIMA TEMPORADA, COM FINAL DIGNO

Comentários